Cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social da Unileão atuam no suporte de casos de adoção

Instituição conta com equipamentos importantes para esse tipo de processo. Os cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e seus equipamentos de prática trabalham com o suporte em processos reais de adoção. Os serviços ocorrem no Núcleo de […]

30/05/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Instituição conta com equipamentos importantes para esse tipo de processo.

Os cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e seus equipamentos de prática trabalham com o suporte em processos reais de adoção. Os serviços ocorrem no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), no Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS) e em órgãos públicos com atuação de alunos e professores dessas graduações, como a Vara Única da Infância e da Juventude, sediada na 2ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal, prédio anexo ao campus Lagoa Seca da Unileão.

Esse trabalho é realizado por meio de equipes multidisciplinares que atuam realizando perícias para embasar a habilitação dos adotantes no Cadastro Nacional de Adoção, além das vivências e dos debates propostos em disciplinas como a de “Serviço Social e o Trabalho Jurídico”, no projeto do Grupo de Apoio para Adotantes, e em estágios supervisionados da área.

Importância dos profissionais

Para a professora do curso de Serviço Social da Unileão Maridiana Figueiredo, a atuação dos profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas é de suma importância para avanços nessa causa.

“Os profissionais assistentes sociais desenvolvem um trabalho grandioso: realizam as perícias sociais, emitindo um laudo com parecer técnico, que tem como objetivo assessorar o trabalho de outros profissionais, como juízes ou promotores, na compreensão de uma determinada realidade”, ressaltou a docente, que coordena o Grupo de Apoio para Adotantes na Instituição.

O coordenador do NPJ, prof. Jânio Taveira, falou da atuação dos profissionais do Direito nos casos de adoção. “A adoção se dá através de um processo judicial, sendo indispensável a presença de um advogado. No NPJ, além da capacitação dos adotantes, feita em parceria com o Poder Judiciário, oferecemos o serviço de atendimento jurídico e acompanhamento processual, mediante parceria com a Defensoria Pública do Ceará”, enfatizou. Ele destacou que, para adotar, o interessado deve procurar sempre o meio judicial. Segundo a lei, a conduta de registrar um indivíduo como filho sem antes passar pela fase de adoção é considerada crime.

Já a profa. Moema Alves explica como ocorre o trabalho dos profissionais da Psicologia nessas ações. “Esses profissionais auxiliam a desmistificar fantasias relacionadas ao processo de adoção, facilitando a construção de vínculos e a adaptação no período de convivência, evitando que haja devolução dos adotados ou que este rejeite a família que irá adotá-lo”, observou.

Situação no Brasil e Dia Nacional da Adoção

De acordo com os dados do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA), mais de 40 mil menores estão em abrigos. Dos inseridos nessa realidade, apenas cerca de oito mil estão presentes no Cadastro Nacional de Adoção. Esses números se resumem ainda mais quando analisados os casos aptos à adoção: somente 4.960 dessas crianças e adolescentes podem ser adotados.

Enquanto isso, a quantidade de pessoas interessadas no processo de adoção chega a 40 mil. Para refletir sobre um tema tão delicado, foi criado o Dia Nacional da Adoção, lembrado em 25 de maio.

Inscrições abertas para ingresso em 2019.2

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio está com as inscrições abertas para o ingresso no semestre de 2019.2 e os cursos de Psicologia, Direito e Serviço Social estão sendo ofertados nessa seleção. Os interessados em se tornar agentes transformadores da sociedade em que vivem podem se inscrever no Mega Vestibular, fazer a prova agendada, usar a nota do Enem ou ingressar na condi&ccedil