III Seminário LIEV promove debate sobre questões indígenas

Além de mesas-redondas, o evento possibilitou aos alunos de Direito uma visita à comunidade indígena Truká. No dia 27 de maio, no auditório do bloco E do campus Lagoa Seca do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), ocorreu o III Seminário LIEV de Extensão Universitária […]

06/06/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No dia 27 de maio, no auditório do bloco E do campus Lagoa Seca do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), ocorreu o III Seminário LIEV de Extensão Universitária em Direitos Humanos e das Minorias. O evento foi organizado pelo curso de Direito da Instituição por meio do Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (LIEV).

A programação do evento contou com quatro mesas-redondas – duas no período da manhã e duas à noite – compostas por professores da Instituição e outros convidados. O evento também teve apresentação de banners e relatos de vivência feitos pelos alunos que visitaram a comunidade indígena Truká no dia 25 de maio.

“Nessa terceira edição do Seminário LIEV, discutimos os direitos humanos dos povos indígenas com foco em comunidades tradicionais. Quando nós discutimos sobre isso, percebemos como os povos indígenas são renegados pela própria história do Direito. Por isso a urgência de se discutir a temática dentro de um evento da área”, comentou o prof. Miguel Ângelo, organizador do Seminário.

Segundo o docente, o evento foi importante para aproximar os alunos do curso com uma realidade diferente da que estão habituados. “É necessário levar os alunos a perceberem a necessidade de lidar com o outro, com o diferente, tentando reduzir essas relações sociais de estranhamento. Pensamos esse Seminário para que os estudantes se deparassem com outra realidade, fora do ambiente universitário. Além disso, a visita técnica na comunidade Truká possibilitou aos alunos entenderem o que é a identidade indígena e como as instituições políticas, jurídicas, econômicas, sociais e culturais lidam com tais questões”, acrescentou.

Tendo como temática central “Ancestralidade, Territorialidade Truká e Direitos Patrimônio-Culturais Indígenas”, o III Seminário LIEV de Extensão Universitária em Direitos Humanos e das Minorias teve como objetivo promover reflexões sobre o preconceito direcionado às comunidades tradicionais indígenas brasileiras.