Professor e egressa de Biomedicina publicam artigos em revistas internacionais

Foram três trabalhos publicados, sendo um oriundo do TCC da egressa e outros dois da sua dissertação de mestrado. O professor do curso de Biomedicina da Unileão Aracélio Viana e a egressa Janaína Esmeraldo publicaram três trabalhos científicos em revistas internacionais. O primeiro a ser aprovado foi […]

07/06/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O professor do curso de Biomedicina da Unileão Aracélio Viana e a egressa Janaína Esmeraldo publicaram três trabalhos científicos em revistas internacionais. O primeiro a ser aprovado foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa, enquanto que os outros dois foram oriundos da sua dissertação de mestrado em Bioprospecção Molecular na Universidade Regional do Cariri (Urca).

Intitulado “Análise Química e Avaliação do Efeito Antifúngico de Hyptis martiusii Benth (Lamiaceae) contra cepas de Cândida”, o primeiro artigo, aprovado na revista Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine (Qualis B2 em Biotecnologia), tinha como objetivo realizar a caracterização química e avaliar a atividade antifúngica, modulatória e citotóxica da cidreira-do-mato, planta nativa da Chapada do Araripe.

O trabalho original foi apresentado como TCC pela egressa, que colou grau na turma de 2015.2. Atualmente, Janaína é doutoranda em Química Biológica pela Urca, sendo coorientada pelo prof. Aracélio.

Além da graduação

Na dissertação de mestrado, o professor também foi o coorientador de Janaína. A partir dessa parceria foram publicados mais dois artigos nas revistas International Biodeterioration & Biodegradation e Applied Geochemistry, respectivamente. Nomeados de “Identificação e mecanismo de ação do ácido gálico na redução da toxicidade do cloreto de mercúrio usando espectroscopia infravermelha e ensaios antioxidantes” e “Redução da fitotoxicidade do cloreto de mercúrio usando mecanismos antioxidantes evidenciados pelo ácido cafeico”, os artigos abordam o efeito antioxidante dos ácidos gálico e cafeico, respectivamente, em relação ao Cloreto de Mercúrio (HgCl2).

“Esses artigos mostram que o vínculo entre professor e aluno pode continuar além da graduação e render bons frutos”, avalia o prof. Aracélio.