Educação Física aborda inclusão em simpósio realizado na Unileão

Evento contou com palestra, mesa-redonda, oficinas e apresentação de trabalhos. Foi realizado, nos últimos dias 6 e 7, no campus Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), o II Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão. O evento foi organizado pelos alunos da disciplina […]

13/06/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Evento contou com palestra, mesa-redonda, oficinas e apresentação de trabalhos.

Foi realizado, nos últimos dias 6 e 7, no campus Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), o II Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão. O evento foi organizado pelos alunos da disciplina de Educação Física Adaptada, do curso de Licenciatura em Educação Física da Instituição, e teve como objetivo promover a reflexão sobre os processos de inclusão de pessoas com os diversos tipos de deficiência em atividades físicas.

“A Unileão é uma das instituições que mais prezam por inclusão”, comenta o professor Renan Vanali, responsável pelo evento. Para o docente, o evento tem grande importância na formação dos alunos. “O Simpósio é uma ótima oportunidade de se aprofundar em uma das temáticas que mais cresce em caráter científico, o que possibilita ao estudante sair da sua zona de conforto e enxergar novas possibilidades de atuação”, disse.

A abertura do Simpósio ocorreu no dia 6 e contou com a presença de Isadora Ramos, da Faculdade Vale do Salgado (FVS), que relatou um pouco das suas experiências enquanto pessoa com deficiência física. Após a abertura, foi realizada uma palestra intitulada “Vamos contar cromossomos?”, ministrada pela profa. Márcia Clébia, e uma mesa-redonda que abordou a temática “Corporeidade e inclusão de pessoas com ou sem deficiência: desafios e conquistas”, formada pelos professores Naildo Santos, Alana Lima e Katia Moura.

No dia 7, os participantes puderam escolher entre uma das cinco oficinas realizadas simultaneamente no período da manhã: Práticas Pedagógicas na Educação Física Inclusiva: Efetividade e Viabilidade em Espaços Diversos, com o prof. Leonardo Trevisan; Avaliação Formativa e Educação Inclusiva: Desafios para o Professor, com o prof. Ivan Nascimento; O Papel do Exercício Físico na Prevenção e Tratamento da Obesidade, com a profa. Lara Bottcher; Estimulação Neuropsicomotora Interdisciplinar, com a profa. Yaskara Amorim e a oficina Desenvolvimento Motor de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Aspectos Avaliativos e Interventivos, com a profa. Jennifer Pinheiro. No turno da tarde, foram realizadas apresentações de trabalhos pelos alunos do curso.

O evento emitirá certificação de 8 horas complementares para os inscritos e certificados à parte para quem apresentou trabalho na atividade.