Semana do Serviço Social promove mesas-redondas e oficinas no campus Crajubar

Evento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de maio. Com o tema proposto pelo Conselho Federal e Estadual de Serviço Social (CFESS-CRESS) na campanha de 2019 do Dia do Assistente Social, “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta […]

13/06/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Evento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de maio.

Com o tema proposto pelo Conselho Federal e Estadual de Serviço Social (CFESS-CRESS) na campanha de 2019 do Dia do Assistente Social, “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano!”, a Semana do Serviço Social da Unileão deste ano promoveu mesas-redondas, oficinas e um sarau cultural. As atividades contaram com a participação de alunos e profissionais da área e foram realizadas entre os dias 27 e 29 de maio, no campus Crajubar.

No primeiro dia de evento, uma mesa-redonda foi formada com ativistas negras e educadoras da região do Cariri, que debateram o tema central da Semana. Já no segundo dia, foram realizadas as oficinas “A carne mais marcada pelo Estado: Análise sobre racismo institucional”, “Reconstruindo gênero” e “Saúde mental no ambiente universitário”, que discutiram e promoveram dinâmicas de grupo sobre cada tema. No encerramento, dia 29, houve apresentações culturais e musicais num palco aberto no pátio da unidade.

“A Semana do Serviço Social foi um momento ímpar para o curso. Nesse ano, se fez necessário realizar o debate em que, se tratando dos direitos sociais e políticos que foram arduamente conquistados, a conjuntura tem apresentado uma tentativa de retrocesso e, na linha de frente da população ameaçada, temos o povo negro, pobre, e a mulher, que nessas condições são quem mais sofrem com a regressão de direitos”, destacou o estudante do 5º semestre do curso e membro da comissão organizadora do evento, Daniel Coelho Viana.