VEREDAS proporciona aos alunos de Serviço Social experiência em atuações práticas

Alunos compartilharam vivências na I Mostra de Pesquisa, Experiências e Práticas Profissionais. Os alunos do quinto e do sexto semestre de Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizaram, no final do mês de maio, um conjunto de ações práticas em instituições da […]

13/06/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os alunos do quinto e do sexto semestre de Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizaram, no final do mês de maio, um conjunto de ações práticas em instituições da região do Cariri. As atividades foram voltadas para temáticas referentes aos direitos sociais e às problemáticas contemporâneas de relevância pública.

As ações fizeram parte do projeto interdisciplinar VEREDAS, promovido desde fevereiro pelas disciplinas de Processos de Trabalho do Serviço Social, Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV, Ética Profissional, Pesquisa e Produção de Conhecimento, Seguridade Social e Administração em Serviço Social. O projeto buscou promover experiências práticas para os estudantes envolvidos.

As ações foram executadas após um processo de pesquisa e identificação do perfil de cada público escolhido. Nesse processo, os estudantes puderam vivenciar aproximações com o trabalho dos assistentes sociais por meio de visitas e entrevistas realizadas com roteiro semiestruturado.

Os discentes também puderam analisar os dados e categorizar os resultados, desenvolvendo intervenções supervisionadas e com apoio de docentes e profissionais da rede de serviços da região.

No total, foram realizadas quatro visitas. A primeira aconteceu no dia 21 de maio, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Juazeiro do Norte. No local, foi ministrada uma oficina e desenvolvida uma dinâmica sobre os direitos da pessoa com deficiência. Já no dia 22 de maio, os alunos ministraram uma oficina sobre a importância do Conselho Municipal na garantia dos direitos no âmbito da Assistência Social. A oficina ocorreu no Conselho Municipal de Assistência Social da cidade de Milagres, localizada no interior do Ceará.

A terceira ação foi voltada para pessoas com Doença Renal Crônica. Ela aconteceu nos dias 23 e 24 de maio, na Unidade de Diálise e Transplante Renal Dr. Raimundo Bezerra (UNI RIM). No espaço, foram realizadas atividades que abordaram os direitos reservados às pessoas com doença renal crônica. Por fim, no dia 30 de maio, ocorreu a última intervenção, realizada na empresa Adriano Casado – Assessoria e Consultoria, no município de Juazeiro do Norte. A ação promoveu um minicurso sobre assessoria e consultoria no Serviço Social para profissionais da área.

“O VEREDAS é importante no tocante ao fomento de ações que estabeleçam uma vivência dos discentes na realidade social e no processo e trabalho dos assistentes sociais nos vários campos de atuação, bem como sua colaboração à comunidade por meio de ações socioeducativas na região do Cariri”, afirmou a profa. Maria Clara, coordenadora do projeto.

Para a aluna Vivian Martins, do quinto semestre de Serviço Social, o projeto permitiu a integração da teoria com a prática. “O projeto VEREDAS proporcionou aos discentes o contato com o universo da pesquisa e com o cotidiano dos profissionais da área. Nessa edição do projeto, alunos de diferentes turmas trabalharam juntos para descobrirem possibilidades e desafios do fazer profissional, além de reconhecerem na prática as competências e habilidades dos Assistentes Sociais”, comentou.

As ações executadas no mês de maio culminaram na realização da I Mostra de Pesquisa, Experiências e Práticas Profissionais. Intitulada Veredas Percorridas, Achados, Conquistas e Pelejas do Serviço Social, o evento foi voltado para o relato das experiências vivenciadas pelos alunos ao longo do projeto e aconteceu no campus Crajubar, no dia 5 de junho.