Enfermagem leva debate sobre saúde e nutrição do trabalhador para empresas do Cariri

Projeto faz parte das disciplinas de “Saúde do Trabalhador”, “Nutrição e Dietética” e “Enfermagem em Saúde do Homem, Gênero e Sexualidade”. Os alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) promoveram, nos meses de abril e maio, um conjunto de atividades […]

14/06/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) promoveram, nos meses de abril e maio, um conjunto de atividades educativas sobre a saúde e nutrição do trabalhador. As atividades realizadas em empresas do Cariri resultaram na Mostra Interdisciplinar de Educação em Saúde e Prevenção de Comorbidades no Ambiente Laboral, que ocorreu no dia 30 de maio, no campus Saúde.

As ações envolveram os alunos das disciplinas de “Enfermagem em Saúde do Trabalhador”, “Nutrição e Dietética” e “Enfermagem em Saúde do Homem, Gênero e Sexualidade”, ministradas pelas professoras Aline Morais, Halana Cecília e Karina Morais. As visitas às empresas de diversos ramos de atividade começaram ainda no mês de março e buscaram identificar os principais problemas relacionados aos assuntos abordados nas disciplinas.

A partir das observações, os alunos entregaram relatórios sobre suas experiências. Foram, então, planejadas atividades específicas para os funcionários de diversas empresas.

Além das ações, foi realizada, no final do mês de maio, a Mostra Interdisciplinar de Educação em Saúde e Prevenção de Comorbidades no Ambiente Laboral. Na atividade, os alunos apresentaram paródias, cordéis, poesias e encenações produzidas a partir das vivências nas empresas e dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

Segundo a professora Aline Morais, as ações foram relevantes tanto para os alunos quanto para os funcionários das empresas.

“A experiência permitiu aos acadêmicos compreenderem a importância da realização de ações educativas em ambientes de trabalho que colocam a saúde do trabalhador em risco. Quanto aos colaboradores, as atividades foram importantes, pois levaram o conhecimento sobre os riscos no ambiente laboral, conscientizando sobre a importância de práticas de segurança”, comentou a docente.