Enfermagem e Odontologia realizam ações em escolas públicas

Atividades foram desenvolvidas por meio do Programa Saúde na Escola. Os alunos dos cursos de Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) participaram, entre os dias 25 e 28 de junho, de um conjunto de ações com crianças de escolas da rede […]

15/07/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Atividades foram desenvolvidas por meio do Programa Saúde na Escola.

Os alunos dos cursos de Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) participaram, entre os dias 25 e 28 de junho, de um conjunto de ações com crianças de escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte. As atividades foram desenvolvidas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pela prefeitura do município.

O foco das ações foi a acuidade visual, que é a capacidade do olho para distinguir detalhes espaciais. No dia 1º de junho, os alunos da Unileão participaram de uma oficina sobre o tema, de modo que pudessem estar habilitados para realizarem a avaliação das crianças nas escolas. Essa capacitação foi realizada pela coordenadora do PSE, Amanda Carvalho, no campus Saúde do Centro Universitário.

A partir dessa capacitação e durante a última semana de junho, os estudantes de Enfermagem e Odontologia fizeram visitas às seguintes escolas: Dom Vicente, no bairro Timbaúbas; Felipe Neri, localizada no bairro Limoeiro; Heloísa Sobreira, situada no Pio XII; e Iva Emídio, no bairro João Cabral. Nos locais, foram realizados testes simples capazes de detectar problemas de acuidade visual. Os alunos que apresentaram divergências nos exames foram encaminhados para profissionais da área da oftalmologia.

Enfermagem

As ações envolvendo o curso de Enfermagem foram desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva para os estudantes da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva, ofertada no 5° semestre do curso. Segundo a profa. Kátia Medeiros, uma das organizadoras das atividades, a iniciativa contribuiu para a formação dos estudantes.

“A importância para os alunos está respaldada não só na capacitação que eles receberam e que permitiu apreenderem novos conhecimentos, mas na contribuição que prestaram ao serviço público nas áreas da Educação e da Saúde”, afirmou.

Odontologia

Atuaram também nas atividades os alunos de Odontologia participantes da Liga de Saúde Bucal Coletiva (LABSC). De acordo com o coordenador adjunto do curso, prof. Thyago Campos, as ações permitiram aos estudantes que eles desenvolvessem ainda mais o senso de liderança.

“O PSE é importante, primeiramente, para a população. A partir do exame, foi possível encaminhar diversos alunos da rede pública de ensino para um profissional adequado, onde poderão receber o tratamento necessário. Além disso, o momento foi de grande importância para que os discentes do curso aprendessem a trabalhar em equipe, se colocando muitas vezes como líderes”, comentou.