Unileão parabeniza Juazeiro do Norte pelos 108 anos de emancipação política

Cidade é um dos polos de educação superior no Nordeste.   Nesta segunda-feira (22), a cidade de Juazeiro do Norte celebra seus 108 anos de emancipação política. Com 275 mil habitantes, o município está na segunda posição entre os que mais se desenvolvem no estado […]

19/07/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Cidade é um dos polos de educação superior no Nordeste.

Nesta segunda-feira (22), a cidade de Juazeiro do Norte celebra seus 108 anos de emancipação política. Com 275 mil habitantes, o município está na segunda posição entre os que mais se desenvolvem no estado do Ceará e é considerado um dos 100 municípios com a maior economia do país, além de estar entre as oito melhores cidades para se morar no Nordeste.

Localizado numa região central do Nordeste, a cerca de 600 km de distância de cinco capitais, Juazeiro do Norte se estabeleceu como um lugar de desenvolvimento econômico, cultural e religioso – característica que lhe deu o apelido de “Meca dos nordestinos”. Além disso, a cidade é um importante polo da educação superior. Nesse cenário, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se destaca com seus três campi, 15 cursos de graduação e 36 de pós-graduação, além de seus projetos sociais e ambientais, tornando-o um dos 25 melhores centros universitários do país.

Tecnologia

A cidade de Juazeiro do Norte também desponta como cidade tecnológica, tendo conquistado em 2019 o prêmio Smart City Day 2019, premiação concedida pela Microsoft e pela empresa SPIN (Soluções Públicas Inteligentes) diante do Primeiro Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente aprovado por Lei Municipal no Brasil.

História

Ainda no século XX, o desenvolvimento econômico e religioso da então vila Tabuleiro Grande (Juazeiro do Norte) era o principal argumento para a independência perante sua cidade sede, Crato. Dessa forma, o movimento emancipacionista se fortaleceu em 1909, com a fundação do jornal O Rebate, veículo de mídia majoritário na difusão do projeto.

No ano seguinte, uma passeata pela emancipação da Tabuleiro Grande foi organizada, reunindo cerca de 15 mil pessoas, de um total de 25 mil habitantes da vila. Mas foi apenas em 22 de julho de 1911 que a independência foi concedida, através da lei estadual n° 1.028. Assim, o novo município passou a se chamar Joaseiro, em referência à árvore típica da região, e o Padre Cícero Romão Batista foi eleito o primeiro prefeito.