Analistas de sistemas são homenageados neste dia 15

Data também comemora o Dia da Informática. A Tecnologia da Informação (TI) mudou a forma como as pessoas se relacionam e está, hoje, entre as melhores áreas de atuação do mercado. O desenvolvimento de sistemas de informação capazes de atender a necessidades específicas é o […]

15/08/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Data também comemora o Dia da Informática.

A Tecnologia da Informação (TI) mudou a forma como as pessoas se relacionam e está, hoje, entre as melhores áreas de atuação do mercado. O desenvolvimento de sistemas de informação capazes de atender a necessidades específicas é o trabalho do analista de sistemas, homenageado neste dia 15 de agosto.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) oferece aos seus alunos uma formação orientada ao empreendedorismo, incentivando a criação de startups a partir de projetos realizados durante a graduação. A área de atuação do egresso se concentra na TI e pode ser dividida em quatro partes: desenvolvimento de software, administração de banco de dados, administração de redes e suporte.

A graduação conta com seis semestres e, durante esse período, o discente entrará em contato com disciplinas como Engenharia de Software, Matemática Aplicada, Segurança de Informação e Gestão de Projetos.

Dia da Informática

A Informática é uma das matrizes do trabalho do analista de sistemas. O dia 15 de agosto também é considerado o Dia da Informática, pois marca a data em que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram o primeiro computador eletrônico, o Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer (ENIAC).

Desenvolvido na época da Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1943 e 1946, o ENIAC tinha o objetivo de realizar cálculos. Em 2019, o equipamento comemora seus 73 anos.