Professora e egressos de Administração publicam trabalhos em e-book

Trabalhos publicados são referentes aos TCCs dos egressos do curso. No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a pesquisa é incentivada em todas as áreas de conhecimento, desde os primeiros até os últimos semestres da graduação. Como resultado disso, muitos discentes publicam trabalhos em periódicos […]

27/08/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Trabalhos publicados são referentes aos TCCs dos egressos do curso.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a pesquisa é incentivada em todas as áreas de conhecimento, desde os primeiros até os últimos semestres da graduação. Como resultado disso, muitos discentes publicam trabalhos em periódicos científicos. Esse é o caso dos egressos Thays Barros e Rangiel Santos, que tiveram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) publicados no e-book de Qualis L3 “As Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a Competência no Desenvolvimento Humano”, da Editora Atena.

O TCC da egressa de Administração Thays Barros, intitulado “Empreendedorismo Sustentável: estudo de caso na Associação Comunitária do Sítio Mocotó na cidade de Várzea Alegre-CE”, aborda o empreendedorismo como fonte sustentável no desenvolvimento socioeconômico, através de uma análise da sua influência na Associação Comunitária da zona rural do município de Várzea Alegre.

Já o trabalho do egresso Rangiel, denominado “Comportamento do consumidor: um estudo sobre fidelização com marcas de café na cidade de Milagres-CE”, avaliou a fidelidade de clientes com uma marca de café no município citado, através de um teste cego. A pesquisa foi de natureza quanti-qualitativa de cunho experimental.

A docente Márcia Maria Leite, professora do curso de Administração da Unileão e orientadora das pesquisas, fala da importância dessa linha de aprendizado. “Aprender, segundo o pensador Piaget é ‘construir significados, fazer elaborações próprias’. Nessa perspectiva, a inserção do aluno em projetos de pesquisa e de iniciação científica se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas num profissional. A pesquisa vem apoiar a perspectiva de aprendizagem, já que esta se resume à capacidade de fazer avançar o conhecimento científico e acadêmico, aprofundando o saber, possibilitando novas descobertas”, ressalta.