Psicologia celebra 57 anos de regulamentação da profissão

27 de agosto foi instituído como Dia Nacional da(o) Psicóloga(o). Profissionais da Psicologia celebram, neste dia 27 de agosto, o Dia Nacional do Psicólogo, data oficializada pela Lei Federal nº 13.407/2016 e que marca, em 2019, 57 anos de regulamentação da profissão no Brasil. Esse feito foi alcançado […]

27/08/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

27 de agosto foi instituído como Dia Nacional da(o) Psicóloga(o).

Profissionais da Psicologia celebram, neste dia 27 de agosto, o Dia Nacional do Psicólogo, data oficializada pela Lei Federal nº 13.407/2016 e que marca, em 2019, 57 anos de regulamentação da profissão no Brasil. Esse feito foi alcançado com uma trajetória de busca pelo fortalecimento da categoria, por uma maior inserção de psicólogos nos setores da sociedade, pela diversidade de abordagens e intervenções no tratamento de condições psicológicas na busca da promoção e equilíbrio em assuntos de saúde mental.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a graduação em Psicologia promove uma formação com bases científicas, pautada na postura ética e reflexiva em seus estudantes, que serão qualificados para o pleno exercício da profissão e para a promoção do bem-estar social e da saúde mental.

O curso conta, ainda, com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), equipamento que realiza plantão psicológico, psicoterapia e orientação profissional na Clínica-Escola da Instituição. O atendimento é destinado à comunidade, ao corpo discente, e aos colaboradores da Unileão, sendo realizado por estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado.

Discentes de Psicologia da Unileão também podem praticar seus conhecimentos no Núcleo de Prática Jurídica, na área das políticas públicas, em empresas públicas ou privadas e em instituições de educação. Além disso, a área da pesquisa é impulsionada com o trabalho das iniciações científicas, ações de extensão e eventos com temas atuais promovidos pela Coordenação e por professores da graduação.

A coordenadora do curso, profa. Flaviane Tróglio, parabeniza e ressalta as conquistas e os desafios da área. “A Psicologia vem alcançando inúmeras conquistas ao longo dos anos, como o reconhecimento da profissão em suas várias áreas de atuação na sociedade, a sua responsabilidade social, a luta pelos Direitos Humanos, o respeito à diversidade e a promoção da saúde mental. Temos muito ainda a conquistar diariamente, pois a complexidade do ser humano, das relações, e os desafios do mundo contemporâneo nos mobiliza para que continuemos lutando. Parabéns a todas e todos os profissionais da Psicologia e às alunas e aos alunos que estão construindo sua formação”, disse.

Origem da Psicologia

O termo “Psicologia” tem origem nas palavras gregas “psyche” e “logos” que significam, respectivamente, mente e estudo. Dessa forma, a Psicologia é o estudo da mente no contexto da subjetividade humana. Entretanto, essa área do conhecimento só foi considerada uma ciência a partir de 1879, quando o filósofo, médico e psicólogo alemão Wilhelm Wundt fundou o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental, que auxiliou o alcance da independência desse ramo, distanciando-se de sua base principal, a Filosofia.