Unileão realiza trabalho voluntário por meio de projetos de extensão

Projetos são desenvolvidos por alunos e professores voluntários. O trabalho voluntário consiste em práticas de cunho social e comunitário, onde o indivíduo se propõe a realizar atividades por vontade própria, sem remuneração. A Lei Federal nº 7.352/1985 instituiu o dia 28 de agosto como o […]

28/08/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Projetos são desenvolvidos por alunos e professores voluntários.

O trabalho voluntário consiste em práticas de cunho social e comunitário, onde o indivíduo se propõe a realizar atividades por vontade própria, sem remuneração. A Lei Federal nº 7.352/1985 instituiu o dia 28 de agosto como o Dia Nacional do Voluntariado, com o intuito de reconhecer a dedicação das pessoas que doam seu tempo e habilidades em prol de causas sociais, ambientais, entre outras.

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) conta com 9 projetos voluntários na área da Saúde, dentre eles estão: Educação em saúde na atenção para gestantes e puérperas; Promoção da saúde gestacional: perspectiva das medidas de educação em saúde desenvolvidas na Estratégia da Saúde da Família durante o pré-natal; Alimentação saudável para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; Criando laços de amor; Promovendo a qualidade de vida da população idosa; Enfermagem da Alegria; Sorriso Grisalho; e Educação em saúde: ressocializar e reintegrar.

Os projetos podem se desenvolver nos formatos de programa, curso, oficina, evento e prestação de serviço. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem ativa e cidadã aos estudantes da Unileão, além de promover a interação entre academia e comunidade.

“O fomento ao voluntariado nas atividades de extensão amplia as possibilidades de formação dos estudantes, permitindo o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, além de materializar os compromissos éticos e solidários do ensino”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem da Unileão, profa. Maryldes Lucena.

Programa para a Melhor Idade

Já no Programa para a Melhor Idade, professores da Unileão contribuem voluntariamente para auxiliar na educação de idosos. Os projetos de extensão “Universidade para a Melhor Idade” e “Solidariedade não tem Idade”, vinculados ao Programa, visam valorizar a pessoa idosa por meio de ações que fomentam a melhoria na qualidade de vida para aqueles acima dos 55 anos.

Voluntariado no Brasil

Uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência e a Rede Brasil Voluntário indicou que cerca de 35 milhões de brasileiros com idade acima de 16 anos realiza ou já realizou trabalho voluntário. Com isso, conclui-se que um em cada quatro brasileiros doam parte do seu tempo para esse tipo de trabalho.