Egressos de Enfermagem publicam estudos em livro sobre saúde infantojuvenil

Foram analisados casos de traumatismo cranioencefálico e puberdade precoce. Os egressos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Francisco Idelfonso de Sousa e Eduarda Brennda Ferreira Gonçalves realizaram duas publicações no livro Saúde da Criança e do Adolescente, da editora Stricto Sensu. […]

06/09/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Foram analisados casos de traumatismo cranioencefálico e puberdade precoce.

Com o título “Perfil epidemiológico de crianças e adolescentes com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) em um hospital de referência do Nordeste do Brasil”, a pesquisa dos egressos foi orientada pela professora de Enfermagem Andréa Couto Feitosa. O estudo buscou conhecer o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos pacientes com TCE de um hospital de referência na região do Cariri. Dessa forma, verificou-se a importância da implantação de estratégias eficazes na prevenção desse traumatismo.

Já o outro trabalho dos enfermeiros formados na Unileão, intitulado “Fatores associados ao desenvolvimento de puberdade precoce em crianças adotadas”, pesquisou quais fatores desencadeantes da puberdade precoce estão associados à adoção. Com uma revisão de literatura integrativa, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, foram selecionados sete artigos que apontam a maior propensão de meninas à condição, principalmente nos casos de adoção internacional.