Alunos de Enfermagem participam de ação voltada para a saúde da gestante na ESF 46 e 73

Iniciativa ocorreu durante o Estágio Supervisionado da Atenção Básica. No dia 21 de agosto, os discentes do 9º semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizaram uma atividade que integra as “Ações de Promoção para Saúde da Gestante com Ênfase […]

16/09/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Iniciativa ocorreu durante o Estágio Supervisionado da Atenção Básica.

No dia 21 de agosto, os discentes do 9º semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizaram uma atividade que integra as “Ações de Promoção para Saúde da Gestante com Ênfase no Pré-natal”. A iniciativa foi realizada durante o Estágio Supervisionado da Atenção Básica, na Estratégia Saúde da Família (ESF) 46 e 73, localizada no bairro Tiradentes, no município de Juazeiro do Norte.

A ação foi desenvolvida por intermédio dos voluntários do Programa Institucional do curso de Enfermagem e teve como objetivo discorrer para as gestantes assistidas pelas respectivas unidades de saúde acerca da importância do pré-natal e da realização dos exames laboratoriais de rotina do período gestacional.

O momento contou com uma breve explanação sobre a importância do acompanhamento do pré-natal, realizado pelo médico e pelo enfermeiro da unidade, e com a realização dos exames laboratoriais solicitados no período gestacional. Além disso, foi promovida uma dinâmica com o intuito de elucidar as dúvidas restantes das gestantes acerca do tema.

“A ESF é vislumbrada pela comunidade somente como um meio para buscar tratamentos, quando, na verdade, o principal objetivo é trabalhar a prevenção e promoção da saúde”, comenta a profa. Soraya Lopes Cardoso, preceptora do Estágio Supervisionado da Atenção Básica e coordenadora do projeto.

A docente ressalta, ainda, que a iniciativa visou promover a conscientização da população de gestantes do bairro Tiradentes quanto à importância do pré-natal e dos exames de rotina para avaliação e monitoramento do desenvolvimento da gestação e da vitalidade fetal.