Contadores são homenageados neste dia 22 de setembro

Profissional atua na administração, organização e relações trabalhistas das empresas. O papel de estudar e analisar questões financeiras, tributárias e patrimoniais de empresas e pessoas é do contador, profissional homenageado neste dia 22 de setembro. Sua atuação abrange as áreas de Gestão de Empresas, Auditoria e Perícia […]

20/09/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O papel de estudar e analisar questões financeiras, tributárias e patrimoniais de empresas e pessoas é do contador, profissional homenageado neste dia 22 de setembro. Sua atuação abrange as áreas de Gestão de Empresas, Auditoria e Perícia Contábil, Atuária, Controladoria, dentre outras. As atribuições desses profissionais envolvem o trabalho de acompanhar transações de empresas e instituições, da abertura ao encerramento das atividades, além de poderem atuar como autônomos e até no setor militar.

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) oferece aos seus alunos experiências práticas que lhes capacitam para todo o mercado de trabalho. Essa formação é exercida na Estação de Negócios, por meio de eixos e serviços realizados para empresas reais da região do Cariri cearense.

Os discentes de Ciências Contábeis atuam em sete desses eixos, sendo um em cada semestre, são eles: Organização, Finanças, Operações Patrimoniais, Legislação, Gestão Patrimonial, Controle Patrimonial e Práticas Contábeis. Já no oitavo e último semestre, os graduandos atuam no Núcleo de Empreendedorismo e Inovação.

A data

O dia 22 de setembro foi instituído como o Dia do Contador em memória à assinatura do Decreto de Lei Nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, que regulamentou a criação do primeiro curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, alocado na Universidade Federal de Minas Gerais. Anteriormente, existiam apenas os cursos técnicos em contabilidade no país.

Contador ou contabilista?

Os profissionais denominados contadores são aqueles que possuem o grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Já o contabilista é aquele que concluiu o curso técnico em Contabilidade. Ambos devem, obrigatoriamente, ter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).