Unileão promove ações de incentivo ao plantio de árvores

Instituição planta e distribui mudas em iniciativas que envolvem estudantes de escolas e do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro. A data convida as pessoas a pensar a respeito da vida que se deseja ter daqui […]

20/09/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro. A data convida as pessoas a pensar a respeito da vida que se deseja ter daqui a alguns anos e sobre as gerações futuras. Mais do que uma bandeira levantada por grupos engajados à sustentabilidade do meio ambiente, a preservação e a recuperação de áreas verdes são ações que influenciam diretamente na saúde da população e na continuidade da espécie humana no planeta.

Sabendo disso e com a certeza de que a ação vale mais que a reflexão, a Unileão realiza o plantio de árvores com seus alunos de primeiro período e distribui mudas em escolas da região, iniciativas promovidas com o apoio do Núcleo de Sustentabilidade da Instituição.

Dia da Árvore

No Brasil, a escolha de 21 de setembro para celebrar o Dia da Árvore se deu pelo fato da data anteceder o início da primavera no hemisfério sul. Nos estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, entretanto, a comemoração passou a ser durante a última semana do mês de março, modificação normatizada pelo Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965.

O Dia da Árvore tem o objetivo de promover a importância da preservação das árvores e das florestas, bem como lembrar os benefícios que a proteção ao meio ambiente pode trazer para a saúde das pessoas. Nesse período é possível, também, debater sobre as consequências do desmatamento e da poluição para a redução na qualidade de vida de todos os habitantes do planeta.

Conheça alguns bons motivos para plantar árvores:

– Contribuem com o ciclo da água, evitando secas e inundações;

– Reduzem a contaminação do ar que respiramos;

– Filtram os ruídos sonoros das grandes cidades;

– Melhoram a umidade do ar por liberarem vapor de água;

– Regulam a temperatura do ambiente, atuando como um ar condicionado a céu aberto.