Unileão realiza workshop sobre Ética na Pesquisa

Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas on-line pelo site unileao.edu.br. A Coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizará, no dia 2 de outubro, o workshop “Ética na Pesquisa”. O evento acontecerá a […]

24/09/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizará, no dia 2 de outubro, o workshop “Ética na Pesquisa”. O evento acontecerá a partir das 16h, na Sala Multifuncional do bloco F, no campus Lagoa Seca. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas on-line, através deste link. A capacitação se destina a pesquisadores, alunos, coordenadores e professores.

Clique aqui e inscreva-se!

O workshop tem como objetivo esclarecer os principais trâmites que envolvem a submissão de Protocolos de Pesquisa via Plataforma Brasil para apreciação do CEP Unileão, bem como apresentar as pendências recorrentes e as formas de resolução dessas situações, visando à celeridade da aprovação dos protocolos. A atividade será ministrada pelo prof. Leandro Almeida e pela profa. Antônia Valdelúcia, ambos da coordenação do Comitê.

Confira a programação completa do workshop:

15h45 – Credenciamento

– Sistema CEP / CONEP;

– Processo de Reconhecimento da CONEP – CEP de Excelência;

– Funções do CEP;

16h10 – Resoluções e Normas

– Norma Operacional 001/13 – Procedimentos para submissão de Protocolos de Pesquisa;

– Resolução 466;

– Resolução 510;

17h10 – Pendências recorrentes: como resolver?

– Alinhamento das informações entre Plataforma e documentos;

– Riscos e Benefícios;

– Atualização de cronograma;

– Leitura de Parecer e resolução de pendências;

– Instrumento de coleta de dados: natureza das perguntas, exigência de documentos, a exemplo do termo de uso de imagens etc.;

– TCLE;

– Carta de Anuência;