Unileão segue como a instituição de ensino superior do Cariri mais bem avaliada pelo MEC

Instituição está entre as cinco melhores do estado do Ceará, segundo o ranking do IGC 2018. Por mais um ano consecutivo, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se destaca entre os melhores centros universitários do Brasil e tem os seus cursos entre os mais […]

13/12/2019 17:34 pm - Atualizado em 13/12/2019 17:43 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Por mais um ano consecutivo, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se destaca entre os melhores centros universitários do Brasil e tem os seus cursos entre os mais bem avaliados do Ceará. Esse posicionamento é comprovado pelo Ministério da Educação (MEC), que divulgou nesta quinta-feira (12) o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que integram o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

Os dados do MEC mostram que, no IGC referente ao ano de 2018, apenas cerca de 18,1% das instituições privadas de ensino foram avaliadas no país com notas 4 e 5, e a Unileão está entre elas. Além disso, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial, Gestão de RH, Psicologia e Serviço Social, que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2018, aparecem em 1º lugar no Cariri e em destaque no estado no ranking do CPC.

“A qualidade de ensino da Unileão, mensurada pelos índices de avaliação do MEC, encontra respaldo no estrondoso sucesso dos nossos egressos e no compromisso do nosso corpo docente em transformar vidas por meio da educação. Todo o investimento que estamos fazendo em estrutura, em qualificação docente e em ensino, pesquisa e extensão permitiu que continuássemos entre os 25 melhores centros universitários do país e entre as cinco melhores instituições particulares de ensino superior do estado do Ceará. Só temos o que comemorar neste fim de ano”, avaliou o reitor da Unileão, prof. Jaime Romero de Souza.

No Ceará, entre as instituições privadas avaliadas, a Unileão aparece entre as cinco melhores. Todos esses dados revelam a qualidade do ensino ofertado pelo único centro universitário do Cariri e o coloca no ranking das melhores instituições de ensino do estado e do Nordeste.

Os resultados de 2018 consideraram a avaliação realizada com 8.520 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia e 2.052 universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários.

Mais sobre o IGC e CPC

O IGC e CPC são os principais indicadores que aferem a qualidade do ensino superior em todo o Brasil, sendo divulgados anualmente pelo MEC. As notas atribuídas variam de 1 a 5. As instituições e os cursos que recebem notas 4 e 5 são considerados excelentes e os avaliados com notas abaixo de 3 são considerados regulares e insatisfatórios.

O CPC é calculado com base na avaliação do Enade, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Já o IGC, é calculado pela média ponderada das notas de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado das instituições. O índice também leva em conta a média do CPC das graduações e pós-graduações avaliadas nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada curso, pela média dos conceitos da avaliação trienal do CAPES e pelo número de matrículas nos programas de pós-graduação stricto sensu.

Além disso, também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Como o Índice considera médias de três anos, sua divulgação é referente ao mesmo período.