Leão Declara Leão tira dúvidas on-line sobre a declaração do Imposto de Renda

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda vai até junho.

07/05/2020 16:24 pm - Atualizado em 07/05/2020 16:25 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste ano, devido à pandemia e para garantir a segurança de todos os envolvidos, o curso de Ciências Contábeis da Unileão realizará o “Leão Declara Leão” por meio de atendimentos on-line. O projeto tira dúvidas da comunidade caririense sobre o Imposto de Renda e promove treinamentos sobre a declaração do IRPF para alunos da Instituição, professores e técnicos administrativos do Centro Universitário. As datas dos plantões virtuais serão divulgadas em breve no site unileao.edu.br e nas contas oficiais da Unileão nas redes sociais.

Conforme o prof. Ivan Feitosa, o intuito do projeto é mostrar os benefícios de declarar o Imposto de Renda, tirar todas as dúvidas dos declarantes sobre o preenchimento dos campos, orientar sobre as obrigatoriedades, além de instruir os contribuintes sobre como acompanhar a declaração. Mais que contribuir com a sociedade nesse processo, o “Leão Declara Leão” é uma oportunidade para os alunos aprenderem e vivenciarem na prática os assuntos abordados em sala de aula.

“A primeira parte do projeto envolve um treinamento intensivo de um mês com os alunos, o que contribui para que eles entendam basicamente todas as funções da declaração do Imposto de Renda, como as obrigatoriedades e isenções. E, de certa forma, essa é uma área da Contabilidade na qual eles podem se especializar depois da faculdade. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de ensinar os funcionários e outras pessoas sobre o que aprenderam”, ressalta o prof. Ivan Feitosa.

Imposto de Renda

Por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Receita Federal ampliou o período para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O prazo, que encerraria em 30 de abril, foi estendido para 30 de junho. De acordo com o órgão do Governo Federal, o cronograma original de pagamento de restituições será mantido, sendo o primeiro lote pago em 29 de maio.

No entanto, mesmo tendo mais tempo, é importante lembrar que os contribuintes que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade no recebimento da restituição, caso não a preencham com erros, omissões ou inconsistências. Nesse grupo prioritário também estão inclusos idosos, portadores de doença grave e pessoas com deficiência.

Segundo o prof. Ivan Feitosa, a declaração do Imposto de Renda é importante até mesmo para quem não está obrigado a declarar. “Essa declaração é uma comprovação de rendimentos válida por um ano, então, mesmo que você não esteja obrigado a declarar o Imposto de Renda, o ideal é que declare, porque vai garantir uma comprovação de renda que vai ser útil em vários momentos”, enfatiza.

Quem é obrigado a declarar?

• Deve declarar o Imposto de Renda Pessoa Física quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2019;
  • Contribuintes que receberam, em 2019, rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil;
  • Pessoas que, em qualquer mês de 2019, obtiveram capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto, bem como quem realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
  • Ter obtido receita bruta anual em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
  • Quem optou pela isenção do imposto incidente em valor obtido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda;
  • Teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2019, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
  • Passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2019.

Aperfeiçoar os processos financeiros da organização, auxiliando na tomada de decisão.