Academia-Escola da Unileão está entre obras brasileiras selecionadas para o 3º Prêmio Oscar Niemeyer

Projeto arquitetônico assinado pelo escritório Lins Arquitetos Associados está entre os 20 que representarão o Brasil na premiação promovida pela Rede Bienal de Arquitetura da América Latina.

24/07/2020 12:54 pm - Atualizado em 24/07/2020 13:07 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Academia-Escola do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está entre as 20 obras selecionadas para representar o Brasil na 3ª edição do Prêmio Oscar Niemeyer, iniciativa da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL). O evento está previsto para ocorrer em novembro de 2020, na Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito, no Equador. O projeto arquitetônico do equipamento de apoio ao curso de Educação Física da Instituição é assinado pelo escritório Lins Arquitetos Associados.

A arquiteta Cintia Lins, uma das responsáveis pelo projeto, explica os fatores que considera responsáveis por chamar a atenção dos críticos que julgam a obra em premiações e nas publicações especializadas onde a construção foi exposta.

“O projeto da academia é o que temos recebido maior atenção, acredito que porque ele foge do lugar comum. É um prédio circular e o envelopamento de tijolo maciço confere uma aparência diferente, ao mesmo tempo em que dá uma regionalidade e isso chama a atenção das pessoas. Acho que ele traduz a arquitetura do local em que estamos e isso faz dele um projeto muito interessante e explica suas premiações”, avalia Cintia.

Segundo o edital da premiação, cada país signatário da REDBAAL pode indicar 20 obras finalizadas entre 2018 e 1° de maio de 2020 para compor a exposição da Bienal. Os projetos brasileiros foram selecionados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que escolheu entre os 33 que cumpriram com as regras do edital de seleção.

O 3º Prêmio Oscar Niemeyer concederá prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar, considerando seus valores arquitetônicos e tecnológicos e sua relação com o contexto, com os aspectos sociais, culturais e ambientais. O júri do evento também poderá conceder até duas menções honrosas.

Academia-Escola da Unileão

Com um espaço totalmente planejado, a Academia-Escola da Unileão traz equipamentos modernos e uma equipe preparada para a realização de atividades físicas destinadas a alunos e professores da Instituição.

Além da prática de atividades físicas para a comunidade acadêmica, o espaço também é utilizado como laboratório pelos alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, durante as aulas que integram teoria e prática, onde são realizados também alguns atendimentos para a comunidade.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, todas as atividades realizadas pelos cursos da Unileão estão temporariamente suspensas, incluindo aquelas que envolvem a Academia-Escola.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.