Curso superior favorece empregabilidade em tempos de pandemia

Estudo do Semesp aponta que quanto maior o nível de escolaridade do trabalhador, menor é a chance dele ser afetado em períodos de crise.

30/07/2020 10:34 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), muitos profissionais têm receio de perder o emprego ou encontram dificuldades para conseguir um novo trabalho. O fato é, que em todos os casos de crise, aqueles que têm as competências para lidar com cenários de mudanças se saem melhor e essas qualificações são adquiridas por meio da educação. Estudos sobre a empregabilidade no Brasil indicam que profissionais com formação superior enfrentam melhor os períodos de colapso no mercado de trabalho e têm acesso a mais oportunidades.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp aponta que quanto maior o nível de escolaridade do trabalhador, menor é a chance dele ser afetado em períodos de crise. Segundo o estudo, considerando a média dos quatro trimestres do ano de 2019, a taxa de desocupação foi superior a 13%, para pessoas com nível Fundamental ou Médio, e girou em torno de 6%, para profissionais com nível Superior. Esses dados significam que a chance de ficar desempregado é pelo menos duas vezes maior para as pessoas com ensino fundamental ou médio em relação às pessoas com ensino superior completo.

O estudo mostra que investir em qualificação acadêmica é uma das principais alternativas para alcançar ou permanecer em uma vaga de emprego diante de um grave cenário de crise econômica. Como atestam os dados, o Ensino Superior, com cursos de graduação e pós-graduação, é um pré-requisito e uma vantagem competitiva, sendo fundamental para minimizar os riscos das crescentes taxas de desemprego.

Ingresse na Unileão em 2020.2

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) desempenha um papel importante no sentido de favorecer a inserção dos estudantes no Ensino Superior e, também, no mercado de trabalho. Por isso, a Instituição oferece várias opções de ingresso para quem deseja começar a graduação no próximo semestre.

Os editais dos processos seletivos estão disponíveis no portal unileao.edu.br. Os candidatos interessados em estudar na Unileão podem realizar suas inscrições na forma de ingresso que preferirem, por meio deste link. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Instituição pelo WhatsApp (88) 9.9216-3040.