Egressa da Unileão participa do maior estudo brasileiro sobre uso da hidroxicloroquina contra a covid-19

Resultados do estudo foram publicados no periódico científico New England Journal of Medicine, uma das mais conceituadas revistas de pesquisa médica do mundo.

07/08/2020 08:19 am - Atualizado em 07/08/2020 08:46 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A enfermeira Jussara Alencar, egressa do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), atua no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HSVP), em Barbalha, e participou, junto com o médico do hospital, Dr. Meton Alencar, do desenvolvimento de uma pesquisa para avaliar a eficácia e segurança de medicamentos em pacientes com sintomas leves ou moderados da covid-19.

Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico New England Journal of Medicine, uma das mais conceituadas revistas de pesquisa médica do mundo. O estudo foi realizado com 667 pacientes de 55 hospitais do Brasil e é considerado o maior estudo brasileiro realizado sobre o assunto até o momento.

A iniciativa, nomeada de Coalizão Covid-19 Brasil, foi coordenada pelos hospitais Albert Einstein, HCor, Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa, pelo Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e pela Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Resultado do estudo

Conforme a egressa da Unileão, a pesquisa teve como objetivo avaliar se a hidroxicloroquina associada ou não à azitromicina poderia resultar na melhora clínica de pacientes com a covid-19 comparado ao tratamento usual da doença.

“Resultados da evidência encontrada fortalece a impressão de que a hidroxicloroquina ou da hidroxicloroquina associada à azitromicina não tem resultados satisfatórios na covid-19, no qual não recomendamos o uso para essa doença. Mas, estamos trabalhando firmemente em busca de muitas respostas, não paramos um único minuto desde que essa pandemia iniciou. Iremos iniciar, em breve, outras grandes pesquisas no Hospital São Vicente de Paulo e vamos lutar até o fim”, destaca Jussara Alencar.

Enfermagem na Unileão

No curso de Enfermagem da Unileão, os estudantes têm à disposição uma gama de incentivos baseados em ensino, pesquisa e extensão, com a realização de atividades extraclasse voltadas para a promoção da educação e da saúde. As atividades têm por objetivo oferecer aos discentes a formação acadêmica complementar.

De acordo com a egressa Jussara Alencar, que concluiu o curso em 2015, o interesse pela pesquisa científica começou ainda na graduação, quando realizou vários trabalhos acadêmicos.

“Nos últimos semestres, com o contato ainda mais próximo com a pesquisa no desenvolvimento do TCC, fui orientada brilhantemente pela profa. Ana Raquel Bezerra e me encantei por pesquisas, pelo desenvolvimento e impacto que isso poderia causar. Logo depois da graduação, comecei o mestrado na área de Saúde Pública na UFAM, onde tive a confirmação que a pesquisa era a minha paixão. Hoje, trabalho no Centro de Pesquisa Clínica do HSVP, onde atuamos com projetos clínicos desenvolvidos no Brasil e EUA com grandes perguntas e na busca incessante de grandiosas respostas”, frisou a enfermeira.

Ciente de que esses profissionais desempenham um papel essencial em todos os níveis de atenção à saúde da sociedade, além da formação técnica e intelectual, o curso da Unileão se dedica à formação humanística e ética de enfermeiros, de modo que os egressos graduados na Instituição ingressam no mercado de trabalho fazendo a diferença nos diversos segmentos de atuação na área.

“A Unileão me ensinou a trabalhar com ética, seriedade e profissionalismo, me orientando com paciência e sabedoria. Serei eternamente agradecida pelo incentivo e dedicação da Instituição durante os meus cinco anos de graduação. Busquei um sonho e realizei na Unileão”, afirmou Jussara Alencar.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.