Atuação de médicos veterinários frente à pandemia da covid-19

Profissionais da área da Medicina Veterinária trabalham em diversas atividades ligadas direta ou indiretamente ao enfrentamento do novo coronavírus.

04/09/2020 09:16 am - Atualizado em 04/09/2020 09:18 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os médicos veterinários também são profissionais que atuam no combate à pandemia da covid-19, tendo em vista o fato deles serem agentes de saúde pública e de desempenharem um papel fundamental na prevenção e controle de doenças em seres humanos e animais. Dessa forma, eles trabalham em diversas atividades ligadas direta ou indiretamente ao enfrentamento do novo coronavírus.

Conforme o professor do curso de Medicina Veterinária da Unileão Weibson Pinheiro, médicos veterinários trabalham na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), como integrantes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF-AB), desenvolvendo atividades de educação em saúde que visam conscientizar e informar a população, sobretudo, em relação a zoonoses. Ainda segundo o prof. Weibson, esses profissionais estão presentes nas vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária, contribuindo com o controle da covid-19.

“Além de atuarem na Atenção Básica à Saúde, os médicos veterinários executam atividades na vigilância epidemiológica, avaliando os dados epidemiológicos e propondo medidas a serem adotadas para o controle de doenças. Estão, também, na vigilância sanitária, fiscalizando as condições sanitárias e adotando medidas profiláticas para o controle da covid-19 nos empreendimentos que ofertam bens e serviços para a população, e na vigilância ambiental, adotando medidas que evitem a contaminação do homem por covid-19 via resíduos sólidos e líquidos”, explicou.

De acordo com o prof. Weibson, os médicos veterinários possuem formação na área de Medicina Veterinária Preventiva com conhecimento associado à biologia molecular, microbiologia e imunologia. Sendo assim, o docente destaca que esses profissionais trabalham nas áreas de pesquisa e laboratório, coletando dados para estudos clínicos com o intuito de contribuir na prevenção e combate à covid-19.

“Esses profissionais são habilitados para realizarem o diagnóstico da covid-19, avaliarem a transmissibilidade desse vírus entre as espécies animais e o ser humano. Além disso, integram grupos de pesquisa que estão investigando a biologia do vírus, as alterações patológicas que podem ocasionar no corpo humano e, principalmente, envolvidos na corrida mundial para o desenvolvimento de uma vacina”, ressaltou o docente.

Medicina Veterinária na Unileão

Com uma formação consistente e repleta de atividades práticas, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) capacita estudantes da graduação para garantir a saúde e o bem-estar dos animais. Os veterinários formados pela Unileão serão profissionais habilitados a atuarem com competência nas diversas áreas estabelecidas pela Lei Federal Nº 5.517, que dispõe sobre o exercício dos Médicos Veterinários:

• Clínica e cirurgia veterinária;
  • Medicina Veterinária preventiva e saúde pública;
  • Zootecnia e produção animal;
  • Sanidade animal;
  • Tecnologia e inspeção de produtos de origem animal;
  • Economia, planejamento e administração agroindustrial e extensão rural.

Os profissionais da área também podem atuar na educação, por meio da docência, atividades de extensão, pesquisa, supervisão técnica e administrativa, direção e coordenação de cursos.

Hospital Veterinário e Fazenda-Escola da Unileão

Para auxiliar nas atividades práticas do curso de Medicina Veterinária da Unileão e oferecer mais um espaço com serviços de qualidade para o benefício da população do Cariri, a Instituição investiu na construção de um Hospital Veterinário e de uma Fazenda-Escola, equipamentos que devem ser inaugurados nos próximos dias.

Nesses espaços, serão oferecidos serviços de qualidade com valores subsidiados pela Instituição. Os dois equipamentos são importantes para a aprendizagem dos alunos, que praticarão suas habilidades clínicas, vivenciando a realidade da profissão no dia a dia, e para a capacitação dos estudantes no trabalho com inseminação artificial, melhoramento genético e de raça, produção de alimentos, indústria farmacêutica, entre outras áreas.

Serviços oferecidos no Hospital Veterinário da Unileão:

• Clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte;
  • Laboratórios de patologia clínica;
  • Exames histopatológicos;
  • Serviços de necropsia;
  • Diagnóstico por imagem;
  • Fisioterapia.

A Fazenda-Escola, por sua vez, será utilizada para aulas práticas e na criação e produção animal. A graduação prestará serviços de reprodução animal e consultoria na área de produção animal.

O espaço da Fazenda-Escola contará com:

• Baias para equinos, com piquetes para animais tomarem sol;
  • Redondel;
  • Bretes para cursos de inseminação e transferência de embrião;
  • Piquetes com áreas de sombra para pequenos ruminantes;
  • Brete de contenção para bovinos (completo: palpação, vacinação e exames);
  • Laboratório de reprodução animal (área suja e área limpa);
  • Galpões de avicultura;
  • Estação meteorológica.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.