Pandemia amplia a virtualização da área jurídica

Unileão oferece aos discentes a oportunidade de vivenciar o aprendizado na prática e desenvolver habilidades digitais essenciais para realizar as novas demandas do mercado de trabalho com eficiência.

18/09/2020 10:36 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nos últimos anos, o mercado de trabalho já vivenciava mudanças geradas, principalmente, pelo acesso a novas tecnologias, aperfeiçoamento dos recursos de segurança e conectividade mais ampla. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, diversos setores sentiram a expansão no processo de virtualização que seria a longo prazo, inclusive a área jurídica.

Conforme a professora do curso de Direito da Unileão Karinne de Norões, as audiências virtuais se tornaram uma realidade com a ajuda da tecnologia e os escritórios de advocacia puderam continuar atendendo seus clientes sem estagnar os processos que já estavam em andamento, bem como sem deixar de receber as novas ações por conta da pandemia, sobretudo na esfera trabalhista, que teve grande demanda nesse período.

“Desde 2015, a grande maioria dos processos já eram digitalizados. Na fase de protocolo de petição inicial, para dar entrada numa ação, fosse ela da área Cível ou Trabalhista, a gente já protocolava de maneira virtual na plataforma de cada um desses órgãos. Após a pandemia, isso passou a ser muito mais evidente, inclusive com a necessidade de substituição das audiências presenciais e dos atendimentos a advogados para a forma remota”, relata a docente.

Para a profa. Karinne, embora alguns órgãos do Judiciário e, até mesmo, escritórios de advocacia estivessem adotando atendimentos de forma virtual, a pandemia impulsionou essa modificação repentina de maneira mais abrupta, mostrando que esse é um modelo ágil e que não difere da qualidade do serviço prestado quando feito presencialmente. Por isso, segundo a docente, essa é uma tendência de trabalho para o cenário pós-pandemia.

“É um avanço que não admite mais retrocesso, podemos dizer assim. Esse modelo de audiência virtual vai cada vez mais ganhar enfoque no mundo jurídico, porque gera economia processual e uma celeridade maior podendo, inclusive, o juiz e as partes envolvidas terem uma comodidade maior, porque podem realizá-las em um espaço não necessariamente de um órgão jurisdicionado. Além disso, hoje é muito comum os atendimentos de advogados acontecerem por meio do WhatsApp e das redes sociais, o que gerou um costume entre advogados e seus clientes, que podem resolver muitos dos problemas com respostas rápidas por meio desses aplicativos ou, ainda, fazer uma reunião virtual”, destaca.

Habilidades digitais necessárias

De acordo com a profa. Karinne, para atuar nesse formato de trabalho na área jurídica, são qualidades e competências fundamentais ter conhecimento mínimo das plataformas do uso de informática, bem como ter desenvoltura para a realização desses atendimentos e audiências remotas.

“É preciso saber conduzir o processo de forma virtual, mas sem causar prejuízo ao seu cliente, sendo necessário ter um conhecimento de uso de cada plataforma e do uso de dados desses meios virtuais. Sendo assim, essa modernidade requer uma adaptação de conhecimentos e, também, uma adaptação na formação jurídica, para que o profissional realmente se sinta seguro em operar nesses meios virtuais com a mesma eficácia desempenhada no presencial”, frisa.

Curso de Direito da Unileão acompanha novo cenário

Para formar profissionais capazes de atender às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico, a Unileão oferece aos discentes a oportunidade de vivenciar o aprendizado na prática e desenvolver habilidades digitais essenciais para realizar as novas demandas com sucesso. No Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Instituição, por exemplo, os estudantes já estão tendo contato com essa nova tendência de trabalho.

No equipamento, os alunos, devidamente supervisionados por professores experientes, defensores públicos e promotores de justiça, ofertam diariamente à população diversos serviços jurídicos de forma gratuita e remota. O Núcleo visa auxiliar de maneira célere e eficiente os cidadãos a acessarem a Justiça nesse período de pandemia do novo coronavírus e garantir a segurança de todos os envolvidos nesses atendimentos.

A profa. Karinne ressalta que a Unileão tem uma responsabilidade social que vai além da preparação dos acadêmicos para o campo jurídico e profissional. Conforme a docente, a Instituição está atenta, ainda, em preparar os estudantes para se destacarem em qualquer situação, seguindo as transformações e novidades vivenciadas atualmente e nas previsões para o mercado do futuro.

“A Instituição se preocupa com a formação e qualidade do seu profissional e não só em jogar um profissional a mais no mercado. Eu vejo essa preocupação na constante atualização de dados e da capacitação dos professores, bem como na elaboração dos cronogramas e do aprendizado, para que o aluno realmente saia capaz de realizar todos aqueles atos profissionais da sua carreira da maneira mais eficaz e precisa possível”, enfatiza.

Segundo o coordenador adjunto do curso, prof. Christiano Siebra, a graduação de Direito da Unileão prepara os estudantes para um novo mercado que tem revelado demandas jurídicas cada vez mais complexas, as quais exigem um perfil profissional capaz de desenvolver competências tecnológicas e inovadoras para a inserção nesse novo cenário.

“Impõe-se destacar o crescimento das lawtechs e legaltechs, que têm inserido na sociedade um novo conceito de gestão jurídica baseado em análise de dados jurídicos e características de decisões em processos judiciais ou administrativos, permitindo se conhecer tendências e indicadores de êxito e visando subsidiar decisões estratégicas”, destaca o prof. Christiano Siebra.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.