LAMIC testa funcionários da Unileão para covid-19 em estudo nacional da doença

Testagem para a covid-19 aconteceu no dia 19 de fevereiro e serve como medida de precaução para evitar a propagação do vírus.

26/02/2021 14:33 pm - Atualizado em 26/02/2021 14:40 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

No último dia 19, o Laboratório LAMIC, que está realizando um estudo da prevalência da covid-19 no Brasil em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Laboratório Hermes Pardini, aplicou um exame sorológico de detecção de anticorpos do vírus SARS-CoV-2 em 150 funcionários do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão). A testagem aconteceu no campus Crajubar e acompanhou a aplicação de um questionário que fornecerá dados para a pesquisa nacional.

O método utilizado no teste sorológico IgG foi o de quimioluminescência, exame adotado no estudo que está sendo realizado por todo o Brasil. Os resultados da testagem dos funcionários da Instituição serão disponibilizados no período de 5 a 7 dias após a realização dos testes.

Exames em massa no país

O estudo nacional da prevalência da covid-19 desenvolvido pela UNIFESP e demais parceiros está proporcionando uma testagem em 133 municípios do território nacional. De acordo com o diretor executivo do Laboratório LAMIC, Leonardo Bezerra, que conduziu a ação na Unileão, os exames pretendem chegar o mais próximo possível da porcentagem exata de infectados pelo vírus, tanto em sintomáticos quanto em assintomáticos, além de avaliar quais os sintomas mais comuns da doença, obter dados precisos da letalidade e, assim, otimizar futuras medidas de controle do coronavírus.

O estudo permitirá que cada município participante tenha uma análise detalhada da ocorrência da doença e de sua proporção. A pesquisa está seguindo todos os métodos de proteção recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).