Cariri Solidário: ajude uma família a vencer a fome

Apoio ao programa de iniciativa público-privada se dará por meio de depósito via Pix para a chave de e-mail [email protected] ou por transferência bancária para a agência 1925, conta corrente 130.850.67-5, do banco Santander.

23/04/2021 12:12 pm - Atualizado em 06/05/2021 17:13 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Além da preocupação com a covid-19, muitas famílias brasileiras têm encontrado dificuldades para garantir a próxima refeição, sem saber quando e como poderão se alimentar. Nesse momento, onde a solidariedade é fundamental para a diminuição das desigualdades sociais, é lançado o programa Cariri Solidário, que dará suporte a famílias caririenses em situação de vulnerabilidade das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha.

A iniciativa público-privada envolve prefeituras desses municípios e a Unileão, estando aberta para a participação de empresas da região e da sociedade civil. O programa doará cestas básicas entre os meses de abril e dezembro, bem como promoverá o acompanhamento das famílias beneficiadas para orientar em formas delas gerarem renda e saírem da situação de vulnerabilidade.

Acesse aqui o site da campanha Cariri Solidário!

Pessoas vivendo em insegurança alimentar no Brasil

Cerca de 125 milhões de brasileiros estavam em insegurança alimentar no final de 2020. Desse quantitativo, 73,3% se referem à população da região Nordeste. O levantamento foi feito pelo grupo “Alimento para Justiça”, da Universidade Livre de Berlim, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Universidade de Brasília (UnB).

Como contribuir para o programa Cariri Solidário

Aqueles que desejem se tornar apoiadores do programa Cariri Solidário poderão contribuir por meio de depósito via Pix para a chave de e-mail [email protected] ou por transferência bancária para a agência 1925, conta corrente 130.850.67-5, do banco Santander. Após a doação, a iniciativa pede que seja enviado o comprovante para o mesmo e-mail de doações via Pix.

Quanto mais doadores, maior será o número de famílias beneficiadas. Pessoas físicas podem fazer doações de qualquer valor, sendo sugerido R$ 40, R$ 80 ou R$ 120, enquanto que a participação de empresas e da iniciativa pública deverá ocorrer em valores relacionados com o preço médio da cesta básica, atualmente em torno de R$ 120.

Entrega e destinação das cestas

As cestas básicas serão entregues pelas prefeituras das cidades envolvidas para as famílias em situação de vulnerabilidade já cadastradas nas respectivas secretarias de assistência social dos municípios. Caso sejam abertas novas inscrições para o cadastro de famílias, a divulgação será feita pelas próprias prefeituras. As famílias interessadas em obter mais informações sobre as inscrições podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos seus respectivos municípios.

Além das cestas básicas, as famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados que oferecerão mentoria nos caminhos da empregabilidade e da geração de renda, para que tenham possibilidades de alcançar a independência financeira.

Unileão encabeça abertura do programa com doação de 3 mil cestas

“Faz parte do DNA da Unileão o engajamento em iniciativas comprometidas com a redução da desigualdade social. Fomos agraciados com 20 anos de formação dos filhos dessas cidades que estudaram e continuam se preparando na Instituição. Não vamos dar as costas agora para a população que confia na gente, vamos celebrar 20 anos auxiliando as famílias”, afirma o prof. Jaime Romero, reitor da Unileão, uma das instituições idealizadoras do projeto.

A Unileão realizará a doação de cerca de 3 mil cestas para a ação, resultando no apadrinhamento de 325 famílias dos 4 municípios por 9 meses. O reitor da Instituição convida alunos, funcionários, empresários e demais integrantes da comunidade a participarem do programa e se engajarem com a causa, de modo a multiplicar o número de famílias assistidas e reduzir os efeitos sociais da pandemia.

Mais sobre o programa Cariri Solidário

O programa Cariri Solidário é uma iniciativa público-privada idealizada pela Unileão e pelas gestões municipais das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha, com espaço para a colaboração de entidades caririenses comprometidas com a redução da desigualdade social. O programa tem o objetivo de se tornar uma corrente de solidariedade na região do Cariri.

Somente juntos poderemos vencer os obstáculos trazidos pela pandemia.