Docente da Unileão e pesquisadores da Rede Remobilize publicam artigo em revista internacional sobre impacto da pandemia na mobilidade de idosos

Artigo foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos pela rede de estudos Remobilize, iniciativa nacional que conta com a participação da Unileão.

10/06/2021 09:52 am - Atualizado em 10/06/2021 09:55 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O professor do curso de Fisioterapia da Unileão Aurélio Dias Santos, junto com pesquisadores da Rede Remobilize, publicou um artigo científico na revista internacional Frontiers in Public Health. Intitulado “Impacto da pandemia de COVID-19 na mobilidade espacial de idosos que vivem no Brasil: estudo Remobilize”, o trabalho foi feito a partir dos resultados obtidos pela rede de estudos, iniciativa nacional que conta com a participação da Unileão.

Leia o artigo completo!

O prof. Aurélio Dias atua como pesquisador responsável pela coleta de dados em alguns municípios do Ceará. Para a realização dessas pesquisas, o professor da Unileão conta com auxílio de alunos da Instituição que fazem parte do projeto de extensão “Mobilidade funcional de pessoas idosas da comunidade em isolamento social devido à pandemia por coronavírus (Sars-CoV-2)”, também coordenado pelo docente.

“No artigo, destaca-se a relevância de investigar como os fatores sociais influenciam a mobilidade no espaço vital, principalmente neste período de isolamento social, contribuindo no desenvolvimento de intervenções necessárias para lidar com os efeitos deletérios da pandemia da covid-19 nos sistemas de saúde, indivíduos e suas respectivas famílias”, observa o prof. Aurélio Dias.

Sobre o artigo

O estudo “Impacto da pandemia de COVID-19 na mobilidade espacial de idosos que vivem no Brasil: estudo Remobilize” avalia o impacto imediato da pandemia da covid-19 na mobilidade de idosos brasileiros e examina os determinantes sociais da saúde associados à mudança na mobilidade espacial.