(88)99216-3040

Unileão orienta comunidade acadêmica a celebrar o Dia de São João com responsabilidade

Origem da data remonta ao culto a deuses da natureza, das plantações e colheitas homenageados na segunda quinzena do mês de junho, quando ocorria o solstício de verão na Europa.

23/06/2021 11:41 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Sendo uma das datas mais festejadas pela cultura popular nordestina, o Dia de São João é celebrado nesta quinta-feira (24). Mesmo ainda não sendo possível realizar confraternizações juninas presenciais no momento, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) deseja um ótimo São João para toda a comunidade acadêmica e incentiva a comemoração dessa data de forma segura e com responsabilidade, respeitando todos os protocolos repassados pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais.

Veja formas de celebrar o Dia de São João em casa:

  • Faça receitas típicas das festividades juninas, como pé de moleque, canjica, vatapá, bolo de milho e mungunzá;
  • Prepare uma playlist especial com músicas que remetam ao tema junino;
  • Faça uma chamada de vídeo com amigos e familiares, com todos caracterizados em roupas juninas;
  • Decore sua casa com bandeirolas e outros itens característicos desse período.

Origem do Dia de São João

A origem do Dia de São João remonta ao culto a deuses da natureza, das plantações e colheitas homenageados na segunda quinzena do mês de junho, quando ocorria o solstício de verão na Europa. Um desses deuses era Adônis, cujo culto ocorria no dia 24 de junho e tinha por objetivo a celebração da renovação da natureza. Essa ideia foi assimilada pelo cristianismo, que substituiu Adônis por São João Batista.

História da fogueira

Tão característica nas festas de São João, a fogueira tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus. No caso específico do Brasil, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas.


COMPARTILHE: