Unileão define ações permanentes para estímulo ao debate antirracista

Instituição adquiriu 20 obras para as Bibliotecas que abordam a temática racial de autoria de negros e negras e criou o grupo de trabalho “Docência Negra”.

30/11/2021 08:00 am - Atualizado em 30/11/2021 09:23 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O mês de novembro está acabando, mas o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) entende que a luta contra o racismo deve ocorrer todos os dias. Por isso, como culminância das ações realizadas no mês da consciência negra, a Instituição definiu iniciativas permanentes de promoção ao debate antirracista.

Dentre as ações permanentes, estão:

• Aquisição de 20 obras de autoria de negros e negras que abordam a temática racial e disponibilização desses livros nas Bibliotecas da Unileão – ação tem como objetivo ampliar o acervo de obras da Instituição com foco nessa temática e valorizar autores nacionais. A educação é um forte instrumento na luta antirracista;
  • Criação do grupo de trabalho “Docência Negra” – espaço para docentes da Instituição discutirem e promoverem ações institucionais que tenham pertinência temática, a fim de fortalecer o debate, combater o racismo e promover a igualdade racial no âmbito da comunidade acadêmica.

Mesa-redonda sobre racismo e negritude

No dia 22 de novembro, a Unileão realizou uma mesa-redonda intitulada “Racismo e Negritude no Cotidiano Profissional – Atravessamentos e Enfrentamentos” no auditório do bloco E do campus Lagoa Seca da Instituição. O evento contou com uma palestra de abertura ministrada pelo prof. Régio Quirino, mestre e doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor de Ensino Superior e da Educação Básica.