Leão Declara Leão presta orientações aos contribuintes sobre declaração do Imposto de Renda

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda se encerra no dia 31 de maio.

04/04/2022 17:00 pm - Atualizado em 08/04/2022 10:56 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está realizando a edição 2022 do projeto “Leão Declara Leão”, que consiste em atendimentos on-line e presenciais de orientações sobre o preenchimento da declaração de Imposto de Renda.

O projeto tem como objetivo mostrar os benefícios de declarar o Imposto de Renda, tirar todas as dúvidas dos declarantes sobre o preenchimento dos campos, orientar sobre as obrigatoriedades, além de instruir os contribuintes sobre como acompanhar a declaração. Mais que contribuir com a sociedade nesse processo, o “Leão Declara Leão” é uma oportunidade para os alunos vivenciarem na prática os assuntos abordados em sala de aula.

Nesta edição, os acadêmicos têm atendido os contribuintes de forma on-line, através de consultorias por meio de mensagens no perfil do Instagram do curso de Ciências Contábeis (@contabeisunileao), que seguem de plantão até o dia 31 de maio, data limite para entrega da declaração.

Complementando as atividades, no dia 9 de abril, às 14h, pelo Google Meet, haverá o minicurso: Como declarar o IRPF 2022, ministrado por Camerino Lopes Furtado, que é contador; possui MBA em Gestão de Finanças, Controladoria e Auditoria; presidente da Comissão de Discentes de Ciências Contábeis do CRCCE; vice-presidente da Comissão de Jovens e Lideranças do Estado do Ceará – CRC Jovem e sócio do escritório Camerino Lopes Contabilidade.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 8 de abril de 2022, por meio deste link. As vagas para o minicurso são limitadas e podem participar alunos, professores e técnicos administrativos que fazem parte da Unileão.

Além do trabalho de orientações e consultorias, o projeto também exerce a responsabilidade social sensibilizando os contribuintes a efetuarem doações do Imposto de Renda para o Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo, da cidade de Barbalha – CE.

Imposto de Renda

O período para a entrega da declaração iniciou no dia 7 de março e encerrará às 23h59 do dia 31 de maio, pelo horário de Brasília. Para quem perder o prazo, a multa de atraso das declarações será de 1% a 20% sobre o imposto devido, tendo o valor mínimo de R$ 165,74.

Quem é obrigado a declarar?

A declaração é obrigatória para as pessoas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2021. Para atividade rural, a obrigatoriedade é para quem teve receita bruta superior a R$ 142.798,50 no ano passado. Também devem fazer a declaração: os contribuintes com rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, de mais de R$ 40 mil; aqueles com patrimônio de mais de R$ 300 mil e os que tiveram ganho de capital na alienação de bens ou direitos ou fez operações na bolsa de valores, incluindo os dependentes. Independente da renda, a declaração é obrigatória ainda para quem passou a residir no Brasil no ano passado e para quem vendeu imóveis residenciais e comprou outro até 180 dias depois da venda.

Aperfeiçoar os processos financeiros da organização, auxiliando na tomada de decisão.