MEC confirma excelência: Unileão é recredenciada com nota máxima

A nota máxima é resultado de uma avaliação abrangente, enaltecendo mais uma vez a instituição que é destaque na região.

22/06/2023 17:17 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Ministério da Educação (MEC) confirmou o que 15 mil egressos já sabem: que a educação na Unileão é de confiança, cujo legado de excelência de 22 anos de atuação no Cariri cearense reverbera em vidas transformadas pelo conhecimento. A Instituição foi recredenciada com nota máxima (5) pelo MEC, resultado do trabalho de toda a comunidade acadêmica, compromissada em oferecer sempre o melhor para todos.

Tendo a educação como guia de todas as suas ações, essa conquista reafirma o compromisso da Instituição. “Nós já éramos credenciados Centro Universitário com nota máxima.  Agora, com esse recredenciamento, provamos que estamos no caminho certo, investindo em infraestrutura, na capacitação e valorização dos nossos corpos docente e técnico-administrativo e nos serviços prestados para a população. Meus parabéns a todos que fazem parte dessa conquista!”, afirma o prof. Jaime Romero, reitor da Unileão.

Entenda os aspectos avaliados

Durante a visita, os avaliadores puderam atestar que a Unileão oferece um excelente núcleo de laboratórios de práticas didáticas, apresentado como um dos maiores do Norte e Nordeste. Esses espaços, além da relevância para a formação de profissionais capacitados, são responsáveis por um total de quase meio milhão de serviços gratuitos ou de baixo custo prestados para a população.

Eles perceberam também as excelentes condições de oferta nos aspectos que envolvem o ensino, como a qualificação do corpo docente, as práticas pedagógicas inovadoras e o uso de metodologias ativas. Para isso, entrevistaram diversos protagonistas do processo: alunos, corpo técnico-administrativo e professores, buscando evidências da qualidade do trabalho da instituição, bem como da eficácia das ações planejadas.

Dessa forma, chegaram à conclusão de conferir a Unileão o conceito máximo, pois seus processos atendem de forma excelente aos critérios do MEC. O impacto da IES para o desenvolvimento da região no âmbito econômico, cultural e, especialmente, no âmbito social, foi, ainda, motivo de destaque na avaliação.

Sobre o recredenciamento do MEC

O recredenciamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pelo MEC envolve uma avaliação abrangente em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura. Todo o processo de recredenciamento leva em consideração o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que busca assegurar a qualidade e aprimoramento das instituições de ensino superior no país. Os resultados das avaliações possibilitam que o MEC trace um panorama da qualidade da educação superior no país, tanto dos cursos quanto das instituições em geral.

Unileão celebra 22 anos crescendo com o Cariri

Em junho, a Unileão tem motivos de sobra para comemorar. Além da nota máxima, a instituição faz aniversário neste mês e celebra 22 anos atuando junto ao desenvolvimento do Cariri cearense. A data também homenageia o aniversário de nascimento e de partida do prof. Vladenir Pontes Menezes, idealizador e diretor fundador da então Faculdade Leão Sampaio.