Curso de Ciências Contábeis da Unileão completa 20 anos formando profissionais que contribuem para o desenvolvimento do Cariri

A Unileão parabeniza a todos docentes, estudantes e egressos do curso por construírem a trajetória de sucesso da graduação, bem como pelo Dia do Contador, celebrado nesta sexta-feira, 22 de setembro.

22/09/2023 08:00 am - Atualizado em 21/09/2023 09:35 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Há 20 anos nascia, na então faculdade Doutor Leão Sampaio, o curso de Ciências Contábeis. Se juntando ao curso de Administração, a graduação mudou para sempre a realidade do Cariri, visto que formou centenas de profissionais e empreendedores de sucesso que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da região. A Unileão parabeniza a todos os docentes, estudantes e egressos do curso por construírem essa trajetória de sucesso, bem como pelo Dia do Contador, celebrado nesta sexta-feira, 22 de setembro.

Veja depoimento de pessoas que fizeram e fazem parte da história do curso de Ciências Contábeis da Unileão:

Victor Araruna, egresso do curso de Ciências Contábeis e atualmente analista contábil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte

A Unileão foi essencial na minha trajetória, visto que foi aqui que eu desenvolvi as ferramentas contábeis necessárias para que eu pudesse passar no concurso público e ingressar no cargo que eu estou atualmente, na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ-RN), no Tesouro, como coordenador da dívida pública do Estado. Por isso, quero parabenizar o curso pelos seus 20 anos de história.

Roberto de Alencar, egresso da Unileão e atualmente assistente técnico contábil em um escritório de advocacia em parceria com um advogado previdenciário, além de proprietário de uma empresa de assessoria à microempreendedores.

Gostaria de parabenizar a todos da Unileão pela qualidade do ensino e pela capacidade de transmitir conhecimento, contribuindo assim com a formação de uma sociedade justa e preparada na educação. Tive o prazer de conhecer na Instituição e no curso de Ciências Contábeis um ambiente acolhedor, uma estrutura que nada deixa a desejar e excelentes professores. Hoje me sinto um profissional qualificado, ético e preparado para o mercado de trabalho.

Samara Costa, professora do curso de Ciências Contábeis da Unileão

Quero parabenizar o curso pelos seus 20 anos, curso que faz parte da minha vida. A Unileão, junto com seus professores qualificados, consegue oferecer aos alunos diversas vivências, como o Laboratório de Inovação e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), onde ele tem a oportunidade de conduzir a prestação de serviços para a comunidade e tendo um vislumbre de como ele pode seguir a sua atuação profissional.

Ciências Contábeis é na Unileão

Os alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) estudam temas como análise de custos, contabilidade tributária, demonstrações contábeis e prática constitucional e fiscal.

Quando formados, eles estão aptos a produzir relatórios, registrar atividades financeiras e controlar receitas. É pelo diagnóstico financeiro das organizações que os contadores podem auxiliar empresários e gestores nas tomadas de decisões estratégicas para as empresas.

Os contadores podem atuar nas seguintes áreas:

• Escritórios de contabilidade;
  • Escritórios de auditoria e consultoria contábil;
  • Empresas comerciais e industriais em geral;
  • Repartições públicas federais, estaduais e municipais;
  • Setor de contabilidade e custos;
  • Tributação;
  • Controle orçamentário.

Mais sobre o Dia do Contador

O Dia do Contador celebra a profissão de quem auxilia no desenvolvimento e no equilíbrio financeiro das empresas e pessoas físicas. A ocasião faz alusão à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, em 22 de setembro de 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aperfeiçoar os processos financeiros da organização, auxiliando na tomada de decisão.