Anda pensando em fazer uma especialização em Enfermagem? Se você quer evoluir na carreira e chegar cada vez mais longe, a busca por qualificação precisa fazer parte das suas prioridades.
Isso porque as melhores oportunidades do mercado estão reservadas para os profissionais especializados.
Embora a faculdade ofereça uma ótima base para os enfermeiros ingressarem na área, os conhecimentos específicos são os que trazem direcionamento para a jornada profissional.
Precisa de uma força para encontrar o melhor caminho? Então, continue lendo para:
Assim como em outras carreiras, ter uma especialização em Enfermagem no currículo ajuda os profissionais a se fortalecerem no mercado de trabalho.
Isso porque eles passam a ter conhecimentos e desenvolver habilidades que a maioria não tem.
Como uma modalidade de curso de pós-graduação, a especialização foca em uma única área de atuação. Ou seja, depois de se formar, os profissionais saem prontos para assumir cargos cada vez melhores.
É um diferencial competitivo de peso!
Os especialistas são os que fazem os olhos dos empregadores brilharem por terem a bagagem necessária para liderar hospitais, clínicas, centros cirúrgicos, entre outros.
Quem trabalha na área da saúde sabe o quanto a qualificação é importante para o desempenho dos profissionais. Afinal, eles estão lidando com a vida de pessoas.
Além disso, é uma maneira de atualizar os conhecimentos – algo importante até mesmo para os mais experientes, já que os métodos de trabalho evoluem com o tempo.
E, claro, a gente não poderia deixar de dizer que o curso também ajuda você a conseguir aumentos de salário significativos.
Segundo pesquisa feita pela Catho Educação, os pós-graduados podem receber até 47,2% a mais do que aqueles que não têm essa formação. Portanto, a diferença é grande!
Lifelong learning é um termo que começou a ser usado para falar da importância de nunca parar de estudar.
A ideia não é encarar a formação profissional como etapas que acabam com a conclusão dos cursos de graduação, pós-graduação e assim vai.
Você deve enxergar o aprendizado contínuo como algo fundamental para o seu próprio desenvolvimento. Além de investir em cursos de qualidade, crie o hábito de estar sempre em busca de novos conhecimentos.
Só assim é possível acompanhar o ritmo acelerado das mudanças no mundo em que a gente vive.
A especialização é um tipo de pós-graduação lato sensu focada em um determinado assunto ou área de atuação. E a duração do curso pode variar.
Você deve escolher aquela que tem a ver com os seus objetivos profissionais.
Confira a seguir as especializações oferecidas pela Unileão para quem trabalha nesse setor da saúde:
Voltada para os enfermeiros, a Especialização em Enfermagem em UTI e Emergência tem duração de 19 meses.
O curso capacita os profissionais que desejam trabalhar na área de urgência, emergência pré e intra-hospitalar.
Por isso, os estudantes aprendem a identificar a estrutura e organização das Unidades de Terapia Intensiva e Emergência para ações de restauração, reabilitação e preservação da saúde.
Também são ensinados a elaborar e colocar em prática planos de trabalho que atendam às necessidades dos pacientes. Tudo isso de forma humanizada, respeitando a autonomia das pessoas.
Ainda, o desenvolvimento de habilidades técnicas faz parte dos objetivos do curso.
Elas servem para resolver situações de risco para a vida de pacientes com agilidade, evitando danos e possíveis sequelas.
A Especialização em Enfermagem Materno-infantil também tem duração de 19 meses.
É uma formação voltada para formados em Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Farmácia, Biologia e outros profissionais da saúde que queiram se especializar em atenção materno-infantil.
Além de apresentar as práticas assistenciais de atenção primária e especializada, o curso aborda os indicadores sociais de saúde e os sistemas de informação usados para monitorá-los.
Os estudantes ainda aprendem tudo sobre as práticas que garantem a melhora da qualidade do pré-natal, do parto e nascimento dos bebês.
Também fazem parte da grade as ações de atenção à saúde de crianças de 0 a 24 meses, de vigilância epidemiológica e para todas as fases do planejamento reprodutivo.
Fique sabendo que os profissionais ainda se dedicam ao estudo das disfunções renais, terapias de substituição renal, assistência às gestantes e recém-nascidos de risco e gestão de unidades de atendimento materno-infantil.
Em primeiro lugar, você precisa pensar bem sobre os seus interesses e quais conhecimentos fazem mais sentido para este momento da sua carreira.
Afinal, a formação não serve apenas para agregar valor ao seu currículo. Ela deve fazer a diferença na sua rotina de trabalho.
Depois disso, é necessário pesquisar sobre as instituições de ensino e as opções de especialização em Enfermagem que elas oferecem.
Veja se a universidade é reconhecida na sua área de atuação. Se possível, converse com alguém que já fez o curso e pergunte sobre a experiência de aprendizagem.
Fazer uma visita para conhecer a estrutura da instituição também é uma boa ideia. Assim, você vê de perto como são as instalações, salas de aula, laboratórios etc.
Portanto, não deixe os seguintes pontos passarem despercebidos:
Tem coisa melhor do que estudar o que a gente gosta e ao mesmo tempo alavancar a carreira?
Você vai ver que a decisão de fazer uma especialização em Enfermagem vai levar sua vida profissional a outro patamar!
E agora você já sabe quais são os critérios que devem ser considerados na hora de escolher o curso ideal.
Quer ser um exemplo em conversas sobre a sua profissão? Confira o caminho para se tornar referência na sua área!