Após concluirmos a graduação, precisamos lidar com um mercado de trabalho competitivo. Para diminuir a concorrência, fazer uma especialização é um dos caminhos para ter qualificação profissional.

Sabia que a especialização está entre as modalidades de pós-graduação mais procuradas entre alunos recém-formados? Leia agora!

O que é uma especialização?

A especialização pode ser definida como um curso desenvolvido para ajudar profissionais a dominar um tópico específico.

Algumas especializações são mais curtas, incluem poucas disciplinas e têm duração de meses. Outras são mais longas, com dez ou mais disciplinas e duram até dois anos.

A melhor maneira de escolher uma área de especialização é identificando um assunto ou habilidade da sua preferência.

Diferenças entre outros tipos de pós-graduação

Os cursos de MBA, por exemplo, são voltados a algum segmento do trabalho.

O mestrado costuma ser a segunda opção dos profissionais e alunos recém-formados. Há linhas de pesquisa para temas diversos, mas não com o mesmo foco que a especialização.

Já o doutorado é a pós-graduação com maior duração, entre 4 e 5 anos, dependendo da área do curso. Essa modalidade deixa pesquisadores mais conectados com a vida acadêmica.

Vantagens da especialização para a carreira

A especialização oferece oportunidades para profissionais e abre maiores possibilidades de carreira.

Há vagas que exigem conhecimentos específicos sobre algum assunto. Isso facilita a contratação de profissionais que fizeram cursos de especialização.

Dessa forma, você se destaca entre os candidatos que possuem apenas graduação.

1. Desenvolvimento do raciocínio

Cada curso de especialização é projetado para ensinar um conjunto específico de habilidades cruciais para diferentes cargos.

As aulas são importantes para deixar futuros especialistas mais preparados para suas futuras carreiras. Eles vão saber como atuar adequadamente em determinado setor.

Vale lembrar que os cursos são interativos. Sendo assim, os alunos conseguem estudar seus interesses com mais conforto.

2. Cursos personalizados

Profissionais devem escolher cursos de especialização que atendam os seus objetivos pessoais e profissionais. Caso contrário, não será possível aproveitar o máximo de conteúdo da graduação.

Universidades renomadas oferecem especializações em diferentes áreas. Sendo assim, mais alunos investem em cursos para crescer profissionalmente.

Alunos de especialização vão complementar ainda mais a base do ensino superior, aprimorando seus conhecimentos e técnicas.

3. Aumento de produtividade

Estudar durante um a dois anos um assunto da sua preferência proporciona muitos benefícios na vida profissional.

Quando funcionários têm mais formações acadêmicas no currículo, são mais ativos durante o expediente. O conhecimento da especialização eleva os níveis de produção, especialmente pelo fator da autogestão das suas atividades.

Não podemos esquecer que os profissionais que fizeram esses cursos tendem a receber mais. Os empregadores mais atentos valorizam os estudos dos seus funcionários.

4. Maior satisfação durante o serviço

Profissionais que fazem cursos de especialização têm mais motivação para trabalhar. Até dias com algumas horas extras serão mais tranquilos no trabalho.

Técnicas específicas do trabalho também são aprimoradas. O conhecimento dos cursos de especialização abre ainda mais a mente dos profissionais.

Quando eles sabem como trabalhar apropriadamente, se sentem dispostos durante o expediente. E saem da empresa com a sensação de dever cumprido.

5. Visibilidade no mercado de trabalho

Está cada vez mais difícil entrar no mercado de trabalho, principalmente para pessoas que não têm formação acadêmica. Quando nos matriculamos em especializações, estamos pensando no futuro.

A busca por uma vaga de emprego fica menos difícil quando candidatos possuem mais experiências ou formações. As especializações duram até dois anos e transformam a vida de muitos profissionais.

6. Aumento do networking

Qual a melhor maneira de conhecer mais pessoas do que no espaço acadêmico? Pense na quantidade de estudantes e professores que você conheceu na graduação.

Fazer especialização é uma forma de estar conectado com diferentes pessoas que gostam do mesmo assunto que você. Favorece trocas de conhecimento e oportunidades.

Isso vai deixar você mais à vontade para possíveis trabalhos em dupla ou em grupos. Além de colaborar com a boa convivência no curso e aumentar seu network.

7. Acompanhamento da área de pesquisa

No momento em que você estuda o mesmo assunto de diferentes pontos de vista, melhora sua compreensão. É possível sentir tranquilidade e convicção quando estiver lendo e falando sobre sua área de pesquisa.

Aulas, discussões em grupo, palestras e seminários estão no planejamento dos cursos de especialização. Essas atividades são benéficas para conhecer outras perspectivas.

Quais os melhores cursos de especialização?

Para ajudar você na escolha de uma especialização, escolhemos os cursos mais populares nas universidades. Confira!

Especialização em Educação Física Adaptada e Inclusiva

Essa especialização é voltada para formados em Educação Física e tem duração de 19 meses. É totalmente focada em capacitar profissionais sobre como lidar com pessoas com alguma deficiência.

O curso aborda maneiras de como atender pacientes em lugares formais como clínicas e centros de reabilitação. Além de espaços informais, como casas e academias.

O material dessa especialização em Educação Física Adaptada e Inclusiva consiste na pedagogia dos esportes.

Especialização em Enfermagem em UTI e Emergência

Essa especialização da área da Saúde é oferecida especialmente para enfermeiros. No curso, eles aprendem como trabalhar nas principais áreas de urgência.

Ao concluir a especialização em Enfermagem em UTI e Emergência, os profissionais vão poder atuar em hospitais com mais eficiência.

Sabemos que o tempo é crucial em situações de emergência. Neste curso, os alunos desenvolvem habilidades para solucionar problemas rapidamente!

Especialização em Docência no Ensino Superior

Você é recém-formado em licenciatura e está com planos de seguir essa carreira? A especialização em Docência do Ensino Superior é ideal para sua vida profissional.

As aulas vão preparar os profissionais para um novo contexto. Recomendamos essa especialização para professores que gostam do ambiente acadêmico.

Esse curso tem como público-alvo graduados de diversas áreas de conhecimento que desejam trabalhar com docência em instituições de ensino.

Essas são as principais vantagens em fazer uma especialização. Ao concluir o curso que você escolher, será perceptível como os empregadores vão dar mais atenção ao seu currículo!

Gostou do conteúdo? Então, você precisa acompanhar as próximas postagens do blog. Cadastre seu e-mail em nossa página principal e receba notificações a cada atualização!