As pessoas que mais crescem na carreira geralmente são aquelas com grande vontade de aprender. Afinal, não existe limite para o conhecimento!
Tanto é que hoje se ouve falar bastante, inclusive no mundo corporativo, sobre lifelong learning. Nada mais é do que o conceito de educação para a vida toda.
Seja qual for a sua profissão, aumentar o repertório e expandir os horizontes são coisas que potencializam o seu crescimento.
Isso significa que a graduação está longe de ser a última etapa da sua formação!
E aí, tem preocupação com o seu futuro? Então fique com a gente para:
Boa leitura!
A gente vive em um mundo chamado de “VUCA”, sigla em inglês para Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Traduzindo: volátil, incerto, complexo e ambíguo.
Ou seja, as mudanças acontecem de forma muito rápida. E não seria diferente na carreira profissional.
Em pouco tempo, tudo se transforma a partir da produção de novos conhecimentos, ferramentas, tecnologias e outras invenções humanas.
Mesmo quem está ativo no mercado de trabalho pode ter dificuldades para acompanhar todas as novidades. Afinal, no dia a dia as tarefas tendem a se automatizar.
Querendo ou não, a gente se acostuma a fazer as coisas sempre do mesmo jeito.
É por isso que o aprendizado contínuo é tão importante para o seu desenvolvimento. Não se trata apenas de ter mais um diploma no currículo.
Se você observar com atenção, vai perceber que os profissionais que se destacam são aqueles que têm fome de conhecimento. Por conta disso, estão sempre investindo na própria formação.
Eles estão ligados na importância de se atualizar constantemente, adquirir outros conhecimentos e aprender novas habilidades.
Ninguém avança na carreira se ficar parado no mesmo lugar. É preciso inovar, criar novas conexões e evoluir!
Embora a educação continuada não se resuma ao ensino formal, os cursos superiores são valiosíssimos para os profissionais de todas as áreas.
De uns tempos para cá, muita gente tem se dado conta de que a graduação não deve ser o último degrau da formação.
É o que mostram os números de algumas pesquisas sobre ensino superior no Brasil.
Em relação à pós-graduação stricto sensu, de acordo com levantamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), existem mais de 122 mil estudantes, sendo:
Outro dado relevante divulgado pelo Governo Federal é que houve um aumento de 48,6% na quantidade de programas de pós-graduação stricto sensu no país na última década.
Mas, se a gente levar em conta os cursos da modalidade lato sensu, que inclui os MBAs e especializações, a quantidade aumenta bastante.
De acordo com dados do Instituto Semesp, cerca de 1,2 milhão de estudantes estão matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu. Esse número cresceu 74% em apenas quatro anos!
Claro, não é por acaso. Cada vez mais, as pessoas têm se dado conta de que precisam se atualizar.
Diante da abertura de novas frentes de trabalho, do aumento do desemprego e da concorrência no mercado, a pós-graduação se tornou um grande diferencial.
Essa importância fica clara quando a gente olha para a questão salarial.
Ainda segundo pesquisa do Instituto Semesp, o rendimento médio mensal dos pós-graduados é 150% maior do que o rendimento de quem parou na graduação.
Um dos principais objetivos do curso de pós-graduação é aprofundar os conhecimentos em determinado assunto. Ou seja, vai muito além dos limites da graduação.
Dependendo da modalidade, o foco pode estar mais na parte teórica ou na parte prática. Mas a ideia é sempre tentar unir os conceitos com a rotina profissional.
Além disso, você tem a chance de desenvolver habilidades fundamentais para a sua carreira. Quem sabe, até descobrir novos talentos e aptidões ao longo do curso!
Por estar em contato com assuntos interessantes, talvez você encontre o espaço que precisava para inovar e colaborar com a produção de conhecimento.
Fazer uma pós-graduação é algo que também ajuda a melhorar o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho, sabia?
É por isso que grande parte das empresas valorizam e incentivam os funcionários a investir em formação continuada.
Mais do que aumentar a bagagem de conhecimento, os pós-graduados aprimoram suas capacidades de:
Dessa forma, as pessoas conseguem dar conta dos projetos mais complexos. E, claro, passam a ser vistas com outros olhos dentro da empresa.
Algumas pessoas de gerações anteriores podem ter dificuldade para lidar com as novidades tecnológicas, por exemplo, porque não cresceram em frente às telas como os mais jovens.
Da mesma forma, com o passar do tempo, muitos profissionais sofrem para se adaptar aos novos modos de trabalhar. Isso tem a ver com o que comentamos aqui sobre a velocidade das transformações no nosso tempo.
Para evitar ser passado para trás e conseguir dar o seu melhor, vale a pena fazer uma pós-graduação e se atualizar.
Ao longo do curso, você fica sabendo das novidades da profissão e aprende a enxergá-las de forma crítica. Nos cursos de qualidade, os alunos são convidados a refletir sobre o impacto delas na rotina de trabalho.
É claro que a vontade de aprender, de ter outras experiências e de evoluir deve falar mais alto quando se trata da sua qualificação.
E a educação formal permite que você realize tudo isso de forma estruturada.
Mais do que isso, as pessoas devem se orgulhar de poder incluir a pós-graduação no currículo, concorda?
Apesar de ser apenas um documento, é por meio dele que os recrutadores têm a primeira impressão sobre os candidatos. E, nesse momento, é preciso impressionar!
Nada melhor para valorizar o currículo do que a credibilidade de um profissional experiente e com um diploma avançado.
Para crescer na carreira, é sempre bom contar com o apoio de outras pessoas, principalmente dos colegas de profissão.
Durante a pós-graduação, você tem a oportunidade de estudar com gente relevante para a ampliação da sua rede de contatos. Por isso, é importante valorizar esses relacionamentos.
Além de compartilhar aprendizados, os colegas ajudam você a:
Ter uma boa relação com alguém que já trabalha na área que você deseja atuar, por exemplo, também pode abrir portas no mercado.
No Brasil, o nível de educação da população é um grande problema. De acordo com informações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país tem uma das piores taxas de ensino superior do mundo.
Por isso, aqueles que têm um diploma de pós-graduação encontram vantagens no mercado de trabalho.
Na hora de entrar na disputa por uma vaga de emprego, os profissionais com alto nível de qualificação têm chances maiores de sair na frente. Além disso, podem ser promovidos e se candidatar a cargos mais altos, que exigem conhecimentos profundos.
Consequentemente, profissionais melhor qualificados conquistam salários maiores. E, dependendo do caso, até benefícios extras.
Outra vantagem da pós-graduação é que ela abre portas para quem deseja atuar em outra área.
Pode ser que você tenha se formado e sempre trabalhado em um único segmento da profissão, por exemplo. Depois de um tempo, é normal ter vontade de mudar de ares.
Mas como trocar de área sem ter experiência?
É aí que o curso dá aquela força! Isso porque você tem a opção de se especializar na área em que tem vontade de trabalhar.
Há ainda os profissionais que sempre sonharam em abrir uma empresa. Mas, seja qual for o segmento, esse é um passo que precisa ser dado com cuidado.
Para aumentar as chances de o negócio dar certo, é importante estudar para adquirir os conhecimentos necessários. Esse é o motivo pelo qual muitas pessoas buscam os cursos de pós-graduação, sobretudo os voltados para a gestão.
Afinal, ter em mãos as habilidades certas para empreender é o que os futuros empresários precisam para se dar bem.
Se quiser aproveitar de verdade os benefícios dessa formação para a sua carreira, você deve ficar atento a certos pontos.
Veja quais são eles:
Antes de tudo, você precisa saber o que deseja realmente estudar. Leve todas as suas experiências pessoais e profissionais em conta nesse momento.
Elas podem servir de guia caso você não saiba qual rumo tomar na pós-graduação.
Outra dica valiosa é tentar imaginar o futuro. Para isso, faça perguntas a você mesmo, como:
Além de escolher a área de interesse, você precisa decidir onde fazer o curso. Quando o assunto é a sua formação, a aposta deve ser sempre na melhor opção!
Por isso, pesquise bastante sobre as instituições de ensino da sua cidade ou região antes de tomar uma decisão final.
Veja, em primeiro lugar, se a universidade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se ela está autorizada a oferecer o curso.
Então, dê uma olhada na infraestrutura oferecida. Se possível, converse com outras pessoas que se formaram na instituição.
Tudo isso para você ter certeza de fazer a melhor escolha.
Não vá fazer a matrícula só pelo nome do curso. Isso porque a ideia inicial pode parecer incrível, mas depois você descobre que não era aquilo que estava buscando.
Para evitar as possíveis frustrações, veja quais disciplinas fazem parte da grade curricular do curso e quais tópicos são tratados em cada uma delas. A abordagem varia de instituição para instituição.
Fique sabendo que essas informações costumam estar disponíveis nos sites das universidades. Portanto, é bem fácil encontrá-las!
Outro ponto importante é checar quais professores fazem parte do quadro docente do curso que você pretende fazer. Essa é outra informação que você encontra no site das instituições.
Faça uma pesquisa na internet para descobrir quais são as experiências acadêmicas e profissionais dos seus futuros mestres. Afinal, isso diz muito sobre a qualificação de cada um, não é verdade?
E o que todo mundo espera é ter aulas com quem é referência em suas áreas de atuação.
Não dá para negar que o valor da mensalidade é outro fator que precisa ser levado em conta. No entanto, evite escolher um curso por ele ser barato. Isso porque o mais importante é a qualidade da formação oferecida.
É claro que muitas pessoas têm receio de não conseguir concluir a pós-graduação por conta do valor das mensalidades. Porém, isso pode ser evitado.
Tente se programar financeiramente para não ficar com o orçamento comprometido durante o período do curso. E não se esqueça de que se trata de um investimento que vai trazer retornos.
Ao olhar com carinho para a sua carreira, ainda mais depois de conhecer os benefícios da pós-graduação, é impossível deixar o assunto de lado, não é mesmo?
Não importa quanto tempo faz que você terminou a graduação. Seja qual for a fase da jornada profissional, investir em educação é sempre uma ótima ideia.
Portanto, busque o curso que é a sua cara e dê os próximos passos na sua jornada profissional.
Não sabe qual pós-graduação é a mais adequada para a sua carreira e objetivos profissionais? Então faça o quiz e encontre a modalidade ideal para você!