A pós-graduação stricto sensu é um dos tipos de curso superior para aqueles que já fizeram uma graduação e querem continuar os estudos.

Mas como saber se essa é a melhor opção?

Antes de tudo, você precisa conhecer as diferentes modalidades de pós-graduação disponíveis e as características de cada uma delas.

Com isso, fica mais fácil colocar as cartas na mesa e ver qual é a alternativa mais adequada para chegar onde você deseja.

Pronto para saber mais sobre o assunto?

Pós-graduação stricto sensu e lato sensu: quais são as diferenças entre elas?

Ao ver a disputa pelas vagas de emprego ficar cada vez mais intensa, os profissionais se dão conta da importância de ir atrás de qualificação profissional.

Afinal, ter um diploma de graduação já não é mais o suficiente.

O que as empresas querem são pessoas realmente especializadas em suas áreas de atuação. Portanto, investir em uma pós-graduação pode ajudar você a sair na frente!

Mas saiba que existem dois tipos: a pós-graduação stricto sensu e a lato sensu. Veja a seguir quais são as características principais de cada uma delas.

Stricto sensu

Os cursos stricto sensu são indicados principalmente para quem deseja seguir carreira acadêmica, dar aulas ou trabalhar com projetos de pesquisa.

É onde se encaixam os cursos de mestrado e doutorado. Todos eles devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). 

Eles têm como principal objetivo se aprofundar em conhecimentos teóricos e ajudar os alunos a usar diferentes metodologias de estudo.

Além de um diploma de graduação, esses cursos exigem proficiência em outra língua, que costuma ser o inglês.

Os estudantes também precisam apresentar uma dissertação ou tese para se formar.

Quando aprovado, você recebe o diploma e o título de mestre ou doutor na sua área de estudo.

Lato sensu

Os cursos de pós-graduação lato sensu são mais preocupados com a prática. Assim, costumam ser recomendados para os profissionais que precisam se atualizar e enriquecer o currículo.

Por isso, são mais procurados por quem já está no mercado de trabalho, mas precisa de algo a mais para crescer na carreira e encontrar novas oportunidades.

Existem duas modalidades: especialização e MBA.

A especialização, como o nome diz, aprofunda os conhecimentos em uma área específica de atuação profissional. Já o MBA prepara profissionais que estão há um tempo no mercado e querem conquistar cargos altos.

Diferentemente da pós-graduação stricto sensu, os cursos lato sensu não oferecem um diploma, apenas um certificado de conclusão.

Ficou com vontade de fazer uma pós-graduação stricto sensu? Conheça as modalidades!

Mestrado profissional

O mestrado profissional é um ótimo caminho para quem quer se tornar craque em uma área, mas com o diferencial de unir o conhecimento acadêmico e as técnicas usadas no mercado de trabalho.

Ou seja, você não precisa, necessariamente, se tornar professor ou pesquisador depois de concluir o curso.

Isso porque os conceitos e teorias da academia são adaptados para formas práticas. Dessa forma, os profissionais só têm a melhorar o desempenho em suas áreas de atuação.

Mas saiba que os cursos não estão limitados apenas ao mundo dos negócios.

Quem tem interesse em trabalhar com o ensino e promoção da saúde, por exemplo, pode apostar no Mestrado Profissional em Ensino em Saúde. E o mesmo vale para outras áreas.

Mestrado acadêmico

Já o mestrado acadêmico é focado principalmente no aprofundamento teórico de questões relevantes para a sociedade.

Por isso, é uma opção para quem deseja:

  • trabalhar como docente no ensino superior;
  • realizar pesquisas acadêmicas;
  • e participar de grupos de estudos científicos.

Portanto, como o nome diz, é a melhor opção para quem sonha em construir uma carreira dentro das universidades e institutos de pesquisa.

Doutorado

O doutorado é uma etapa que vem depois do mestrado. Ou seja, para ingressar nessa modalidade, você precisa obrigatoriamente ter o título de mestre.

Para entrar no curso, o candidato também precisa ter um projeto de pesquisa, que é avaliado pela universidade.

Ao longo do curso, o doutorando deve desenvolver uma tese, que é um estudo mais aprofundado do que uma dissertação de mestrado.

De certa forma, faz parte de uma evolução acadêmica e das ideias de pesquisa.

O Doutorado em Educação é um exemplo de curso para quem trabalha na área. Com a ajuda desta pós-graduação, os doutorandos podem contribuir com a produção e circulação de conhecimento sobre educação em diferentes contextos.

Veja quais são os principais benefícios de ter uma pós-graduação stricto sensu no currículo

Ser reconhecido no mercado

O reconhecimento é apenas uma consequência na vida de quem conquista um diploma de mestrado ou doutorado.

Isso porque o nome da pessoa passa a ser ligado a uma área de conhecimento, tornando-se referência em determinado assunto.

Seguir uma carreira acadêmica

Quem sonha em trabalhar com pesquisa ou ser professor de ensino superior precisa fazer uma pós-graduação stricto sensu, pois esse é o caminho.

Por meio dessa formação, o futuro pesquisador desenvolve os conhecimentos e habilidades necessárias para fazer um bom trabalho.

Melhorar o desempenho profissional

Quando sua bagagem de conhecimento aumenta, o seu desempenho profissional só tende a melhorar.

Com isso, você passa a ter mais chances de crescer, manter-se empregado ou até de mudar de trabalho se quiser.

Conseguir melhores empregos

O mercado de trabalho valoriza os profissionais com título de mestre e doutor. Ou seja, é a sua chance de passar na frente dos concorrentes na disputa pelas melhores vagas.

Além disso, as empresas costumam oferecer salários mais altos em comparação aos profissionais que fizeram apenas a graduação.

Como desenvolver soft skills em 8 passos

Conseguiu descobrir qual é o curso ideal para a sua carreira?

Depois de conhecer mais sobre a pós-graduação stricto sensu, as diferentes modalidades de curso e os benefícios, talvez você já tenha alguma pista.

Mas, se ainda tiver em dúvida, não se preocupe!

Avalie com calma os prós e contras de cada curso até ter certeza de que está escolhendo aquele que melhor atende às suas necessidades.

Sabia que a gente pode dar uma força nessa tarefa? Faça agora o teste para descobrir qual tipo de pós-graduação tem mais a ver com você!