Cinco milhões de pessoas têm conta em alguma corretora no Brasil atualmente, pois fazem algum investimento em renda variável. Outro ponto interessante é que elas estão começando a investir cada vez mais cedo — 60% da galera investidora tem entre 19 e 39 anos.

Esses dados mostram que o mercado de trabalho precisa de profissionais especializados no mercado de capitais, que orientem as pessoas a escolher o melhor investimento para o seu perfil e fazê-las não correr o risco de perder grana.

Como sempre, nós da Unileão já pensamos nisso e temos uma especialização feita sob  medida para você que quer atuar na área de capitais. Conheça agora o nosso curso sobre mercado financeiro! 

Dados sobre o curso e grade curricular 

Com carga horária total de 380 horas, ele é ministrado no campus Saúde, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos, das 8h às 12h, e dura 18 meses (um ano e meio). 

Segue a lista completa das matérias do curso:

  • Inteligência Emocional
  • Governança Corporativa
  • Gestão da Sustentabilidade nas Organizações
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Micro/Macro Fundamentos e Mercado Financeiro I
  • Micro/Macro Fundamentos e Mercado Financeiro II
  • Métodos quantitativos 
  • Econometria aplicada ao Mercado Financeiro 
  • Matemática Financeira e avaliação de projetos 
  • Contabilidade para análise do Mercado de Capitais 
  • Finanças I: Risco‐Retorno, CAPM 
  • Finanças II: Derivativos 
  • Finanças III: Valuation (A lógica da Avaliação, Métodos comparativos, criação de valor via fusões e aquisições)
  • Análise Técnica 
  • Análise Fundamentalista  
  • Operações e Avaliação dos Mercados de Renda Fixa e de Renda Variável 
  • Formulação e Avaliação de Cenários Econômicos e Financeiros 
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Vamos falar com mais detalhes sobre algumas disciplinas do curso, para você entender o que oferecemos nele. 

Inteligência emocional

Trata-se da forma como lidamos com nossas emoções. Claro, para dar jus ao conceito de inteligência, é necessário saber dosar razão e emoção e desenvolver resiliência em situações de estresse, por exemplo.

A disciplina vai além do óbvio e, junto aos principais conceitos, explica também o funcionamento do cérebro, quais áreas do órgão impactam a nossa vida, como controlar as nossas emoções e os benefícios da inteligência emocional em nossas vidas profissional e pessoal. 

Metodologia do Trabalho Científico

Fazer um TCC, ainda que não seja um bicho de sete cabeças, dá trabalho. Por isso, nessa disciplina, são ensinadas técnicas para se construir um bom trabalho final de curso.

O ensinamento vem desde o mais básico, no caso, mostrar o que é ciência e conhecimento científico no ensino de técnicas de coleta e análise de dados, como fazer os dados serem atrativos visualmente para o público em geral e assim por diante.

E, claro, a disciplina mostra a diferença entre os principais tipos de pesquisa, métodos científicos e os melhores casos de aplicação de cada um deles. 

Como desenvolver soft skills em 8 passos

Contabilidade para análise do Mercado de Capitais 

A contabilidade traz dados fundamentais no que diz respeito à tomada de decisões no universo financeiro. O mercado de capitais, para funcionar, depende de informações confiáveis, para que todos possam tomar decisões quanto a investimentos.

O papel de trazer esses dados é justamente das pessoas que trabalham em Contabilidade. Afinal, é preciso credibilidade em informações sobre como uma empresa está no mercado, em termos de lucro, seus ativos, o dinheiro que ganham em suas operações, entre outras.

A partir disso, quem atua no mercado de capitais consegue saber em quais organizações confiar e quais investimentos fazer nelas. Por isso, essa disciplina é vital na especialização no mercado financeiro.  

Análise Fundamentalista

Essa área ensina a pessoa estudante a entender tudo o que diz respeito a uma empresa listada na bolsa de valores e saber se vale a pena investir no ativo em questão.

Qualquer pessoa que deseja se tornar investidora deve saber pelo menos o básico de como identificar o estado financeiro das empresas, a fim de ter menos chances de colocar seu dinheiro em um local que pode quebrar a qualquer momento. 

Por conta disso, são ensinados nessa disciplina conceitos como fundamentos das organizações, valores das ações e horizontes de investimentos. 

Operações e Avaliação dos Mercados de Renda Fixa e de Renda Variável 

Nesta disciplina, é possível aprender como se dá a remuneração das rendas fixa e variável, assim como formas de investimento, possibilidades de ganhos, formação de preços, rentabilidade de cada um dos modelos de renda, entre outros itens.

Para saber como e onde investir, é preciso saber analisar fatores como o cenário econômico e políticas governamentais para ajudar a economia do país em momentos de crise, como isso impacta o rendimento dos investimentos, além de índices como PIB e taxa de juros, que também influenciam nos dividendos em geral.

Modelos de currículo para quem fez pós-graduação

Por que ser Unileão?

Temos vários motivos para você escolher a decisão de fazer parte da melhor do Cariri.

Grade curricular atualizada

Só pelas matérias que a gente descreveu, você já conseguiu perceber que a nossa grade está alinhada aos principais assuntos que você vai lidar no seu cotidiano profissional. 

Corpo docente altamente qualificado

Afinal, ele é formado por mestres e doutores, como não poderia deixar de ser, além de eles terem experiência prática na área em que dão aulas.

Foco em autonomia e empreendedorismo

A gente valoriza que nossos alunos tenham ousadia e sigam os seus próprios caminhos. Por isso, em nossa grade curricular, sempre incentivamos o empreendedorismo para que todos possam fazer o que quiserem em sua carreira.

Tradição e experiência em Juazeiro do Norte

Temos mais de 20 anos de história e conquistamos feitos impressionantes durante todo esse tempo. Um deles é que já nos tornamos centro universitário, ou seja, temos autonomia para trazer o melhor para você que é aluno.

Além disso, contamos com estruturas como as clínicas-escola e o Núcleo de Prática Jurídica, que aproximam os alunos do mercado de trabalho ainda no curso. 

Estrutura completa de ensino

Contamos com tudo o que você precisa para ter uma boa experiência na pós-graduação: biblioteca com um acervo de mais de 94 mil obras físicas e 11 mil digitais, núcleo de carreira que conecta os alunos a empresas parceiras, laboratórios de pesquisa, entre outros serviços exclusivos. 

E sabe o que é melhor de tudo isso? É que você pode começar a viver essa realidade mais cedo do que imagina.

As nossas inscrições para a especialização sobre mercado financeiro estão abertas e as aulas iniciam no começo do próximo semestre. Se eu fosse você, faria minha matrícula agora mesmo!