A vida acadêmica é repleta de oportunidades e também de conquistas. 

Quando pensamos em ingressar em uma pós-graduação, visamos um futuro ampliado, no qual as experiências são refinadas pelo conhecimento especializado e se obtém maior capacitação para atuação. 

A verdade é que os cursos de pós, sejam eles lato sensu ou stricto sensu, são primordiais para quem quer seguir carreira como pesquisador, docente e também em posições distintas no mercado de trabalho

Mercado este que tem buscado profissionais especializados para o melhor desenvolvimento de suas empresas. 

Se você ainda tem dúvida ou não sabe se essa é a melhor alternativa para sua carreira, confira mais sobre como é a vida depois da pós-graduação e suas vantagens. 

Depois da graduação: a experiência como prova de um futuro brilhante

Imagina só a possibilidade de se especializar e atuar fora do Brasil! Sim, os cursos de pós-graduação abrem portas para desbravar experiências sem fronteiras, como é o caso da egressa do curso de Psicologia da Unileão, Aila Guedes. Ela mostra que o sucesso é possível depois da pós-graduação.

Viver, ainda na graduação, atividades práticas, é fundamental para o empenho acadêmico e profissional. Aila, enquanto graduanda de Psicologia, trabalhou com análise do comportamento em projetos de iniciação científica e isso a guiou na escolha da pós-graduação. 

Hoje, ela vive nos Estados Unidos e sua formação é voltada para o estudo do Espectro do Autismo, área na qual atuou como Acompanhante Terapêutica. 

Nossa egressa possui especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pela INESP, em Terapia ABA aplicada ao autismo e deficiência intelectual pelo Child Behavior Institute Miami (CBI of Miami), faz mestrado em Análise do Comportamento Aplicada pelo Florida Institute of Technology (FIT), e está finalizando sua formação em Registered Behavior Technician (RBT). 

Aila nos conta que, assim que concluiu sua graduação, já começou a trabalhar em sua área de atuação. Porém, isso só foi possível por alguns fatores. “Durante a faculdade eu me envolvi em muitos projetos e eventos e isso me deu a oportunidade de conhecer muitas pessoas… Por saberem que eu participava de iniciação científica em análise do comportamento e que gostava, fui convidada a trabalhar nessa área como técnica”. 

Não é novidade a importância no network para a abertura de possibilidades. A egressa relatou que, em sua pós-graduação em TEA, conheceu uma psicóloga que precisava de uma profissional para trabalhar em parceria com a sua clínica. 

Assim, Aila conseguiu mais uma oportunidade de emprego. “Acredito que além do conhecimento técnico, estar na pós-graduação também nos permite construir uma rede de contatos que pode nos ajudar no futuro”.

As vantagens da pós-graduação para o seu futuro

Como você pôde perceber com o exemplo da Aila, depois da pós-graduação, suas habilidades e competências enquanto profissional podem ser aprimoradas. Além disso, sua rede de contatos  também pode ser expandida. 

Para compreender cada fator desses em mais detalhes, confira os tópicos a seguir:

1. Manter-se atualizado é preciso! 

A especialização deixa qualquer pessoa atualizada sobre o seu campo de trabalho. Durante o curso, textos, materiais didáticos e atividades lhe apresentam, de forma crítica, as novidades do meio e como isso impacta na sua atuação. 

Outro fator importante são as projeções realizadas das tendências para os anos futuros de cada profissão. 

Uma área que, constantemente, realiza atualizações em suas teorias e metodologias é a da saúde. Por exemplo, o curso de pós-graduação em Fisioterapia Estética, além de estar em onda crescente no mercado, agrega novas técnicas e procedimentos. 

2. Fortalece o currículo

Os títulos dão maior credibilidade ao seu currículo, pois mostram que você não se acomodou após a graduação e segue investindo em qualificação. Ou seja, valoriza você como profissional. 

Para quem quer conquistar novas ofertas de trabalho, é uma ótima estratégia os recrutadores perceberem você como um candidato que se empenha na busca por aperfeiçoamento, qualidade desejada por todas as empresas. 

Além disso, você obterá melhores ferramentas para se destacar.

Por isso, fique atento à escolha da instituição de ensino para fazer o seu curso. Afinal, as avaliações e grades curriculares dizem muito sobre a sua especialização. Tudo influencia. 

3. Soma conhecimentos específicos

Na graduação, aprendemos conhecimentos gerais sobre determinadas áreas de atuação, o que nos dá uma visão mais abrangente e com diferentes funções a serem exercidas no mercado. 

Depois da pós-graduação, o profissional soma conhecimentos específicos voltados a um único campo de trabalho. Além disso, são adquiridas novas habilidades profissionais e novas competências. 

Se o curso escolhido for um MBA, garantirá também as técnicas e práticas para as funções cotidianas.

Caso você seja do campo das Ciências Sociais Aplicadas, especificamente da área do Direito, conheça a nossa especialização em Direito e Processo Eleitoral

4. Garante networking

Estabelecer contatos, mesmo que à distância, com pessoas relevantes de sua área de atuação, como pesquisadores, colegas de curso, professores, profissionais do mercado, entre outros, é uma das principais vantagens. 

A troca de experiência e conhecimento é essencial ao pós-graduando. 

A partir do momento que se ingressa em uma pós-graduação, o estudante terá uma ampla rede de troca que ajudará no desenvolvimento de sua carreira. Seja com indicações, compartilhando aprendizados ou até mesmo convites para vagas de emprego. 

Essa conexão ajuda a construir relacionamentos profissionais e oportuniza novas perspectivas sobre a sua área de atuação. É ali que você terá diferentes referências para pensar no seu futuro profissional.

5. Abre caminhos para o empreendedorismo

Quem busca esse caminho tem o objetivo de montar o seu próprio negócio. 

Afinal, existem nichos de mercado promissores para se investir quando se é especialista em uma área e possui conhecimentos estratégicos de gerenciamento, que podem lhe fazer prosperar no mercado.

Se essa for a sua escolha, conheça a nossa especialização em Gestão de Negócios, Inovação e Consumo.

6. Ingressar no campo acadêmico

A pós-graduação stricto sensu, que abrange os mestrados e doutorados, abre os caminhos no mundo acadêmico, onde você poderá ter acesso a novas teorias, práticas inovadoras, assim como as melhores vagas e remunerações, pois o mercado vem valorizando cada vez mais o mestre e o doutor.

Outro fator importante, é o reconhecimento. Durante e depois da pós-graduação você vai realizar publicações de artigos científicos de forma constante, sendo um dos passos para se consolidar como referência em sua área de conhecimento.

O sucesso espera por você depois da pós-graduação!

E aí? Está convencido de que existe vida depois da pós-graduação? Que tal descobrir quais as possibilidades de especialização? A Unileão pode ser a instituição certa para esse novo momento da sua vida!

Confira nossos cursos de pós-graduação e dê um upgrade na sua carreira!