O doutorado é uma modalidade bastante visada por mestrandos e profissionais que já estão no mercado de trabalho acadêmico e que desejam investir mais no currículo.

Se você está perto de concluir o mestrado, mas está pensando em continuar no espaço acadêmico, precisa conferir esse artigo. Siga com a leitura!

4 coisas que você precisa saber sobre doutorado

O que é doutorado?

O aluno ingressante no doutorado investe entre quatro e cinco anos para desenvolver uma pesquisa.

Esse estudo pode ser algo totalmente novo ou uma continuação da dissertação de mestrado, mas com novas perspectivas.

É importante contar com a ajuda de professores orientadores que sejam da mesma área ou próximos do tema da sua pesquisa. Dessa forma, vai garantir que seu trabalho fique bem desenvolvido e contribua no meio acadêmico.

Ao concluir o doutorado, o aluno-pesquisador garante o título de doutor em algum tema específico dentro de uma determinada área de pesquisa.

Isso possibilita que o indivíduo concorra a vagas que exigem esse título, como é o caso da carreira de professor universitário.

Características do doutorado

A primeira etapa do doutorado é a seleção. Professores da banca acadêmica de instituições de ensino analisam o currículo e o projeto de pesquisa do candidato. Também conhecido como pré-projeto, é exigido por universidades em cursos Stricto Sensu.

Em seguida, os candidatos realizam uma avaliação escrita para argumentar sobre questões pertinentes à vaga.

Por fim, a etapa da entrevista. Após ela, os candidatos devem aguardar o resultado referente à seleção de doutorado da instituição.

É esperado que alunos de doutorado tenham habilidades específicas, mas nada que seja complexo.

Eles devem montar um plano coerente e demonstrar capacidade de autogerir o próprio trabalho. Além de participar de discussões com outros pesquisadores e apresentar a tese de forma clara e objetiva.

Quais as diferenças entre as outras modalidades?

Há duas categorias de cursos de pós-graduação, sendo essas Lato Sensu e Stricto Sensu. Para você não ter dúvidas, cursos de mestrado e doutorado fazem parte do Stricto Sensu.

Por outro lado, especializações e MBA são cursos sobre prática profissional.

MBA

O MBA (sigla para Master in Business Administration) é totalmente voltado às atividades profissionais.

São cursos focados em ampliar conhecimentos e habilidades em determinada área. A duração dos cursos de MBA costuma ser de 1 a 2 anos, parecida com a duração do mestrado.

É comum que alunos de MBA já estejam inseridos no mercado de trabalho. Isso acontece porque em alguns casos é possível conciliar o trabalho com o curso. 

Teorias aprendidas no decorrer do MBA podem ser úteis no emprego do aluno.

Especialização

Cursos de especialização costumam ter duração de 1 a 2 anos. A principal característica dos cursos dessa modalidade está no foco.

Geralmente alunos concluem a graduação e decidem cursar uma especialização. É recomendado que seja um curso próximo da área de pesquisa.

Por exemplo, alunos formados em Biologia decidem se especializar em Botânica, para se aprofundar no estudo das plantas.

No fim do curso, os alunos conseguem o certificado de especialista. A vantagem dessa modalidade está nas empresas que buscam candidatos com determinados conhecimentos. Com isso, eles podem ficar à frente dos demais candidatos.

Mestrado

Cursos de mestrado têm duração parecida com os de MBA e especialização. Ou seja, até 2 dois anos. Geralmente, os alunos são guiados pelos orientadores a fazerem prova de mestrado até mesmo antes de concluírem a graduação.

O mestrado funciona como uma continuação da graduação. São abordados vários assuntos nas linhas de pesquisa oferecidas.

Como em outras modalidades, os alunos de mestrado devem concluir uma quantidade de disciplinas no primeiro ano.

É recomendado deixar o último ano somente para desenvolver a dissertação. Assim, se fica mais focado em elaborar uma análise coesa.

Quais as vantagens do doutorado?

Profissionais com doutorado têm alto potencial para conquistar oportunidades e aumentar a própria credibilidade no mercado de trabalho.

O título de doutor representa comprometimento e esforço constante para colaborar em tarefas e estudos. Além de ter boas habilidades de escrita e pensamento crítico.

Vale lembrar que comunicação também envolve aprender a direcionar equipes e como receber feedback.

Doutores conseguem aproveitar críticas sobre seus projetos e torná-los cada vez melhores.

Aspectos importantes do doutorado para a jornada profissional

Habilidades de resolução de problemas são desenvolvidas ao longo do programa de doutorado. Desde o início do curso até a tese final. Por isso, quando profissionais com doutorado são contratados por empresas, mostram ser produtivos e eficientes. 

Muitos empresários sabem como encontrar funcionários com habilidades mais avançadas de resolução de problemas. E os que possuem o título de doutor podem se encaixar neste quesito.

Contudo, no geral, os doutores são melhores aproveitados em Instituições de Ensino Superior e centros de pesquisa de referência.

Há muitos fatores a serem considerados para começar um curso de doutorado. O principal deles é se você deseja ter uma carreira acadêmica.

Dependendo da área e das suas preferências, essa modalidade pode levar você muito mais longe. Alcançando sonhos e objetivos que você considerava impossíveis.

Quais cursos de doutorado são os mais recomendados?

Existem muitos cursos Stricto Sensu disponíveis em universidades, principalmente em Ciências da Computação, Biologia, Física, Economia e Saúde. São campos que seguem em alta devido à demanda de serviços ofertados.

Se você concluiu graduação ou mestrado, que tal começar um doutorado em educação? Essa é uma sugestão para quem pretende seguir carreira na área de ensino, seja qual for a disciplina.

Graduados em cursos como Pedagogia, Matemática, Letras, Geografia e História estão cada vez mais investindo no doutorado. Justamente pelo desejo de manter vínculo com instituições acadêmicas e se destacar no mercado de trabalho.

Conseguiu entender como o doutorado funciona? É uma vantagem para os estudantes que estão buscando crescer no mercado de trabalho. Basta escolher o assunto que está mais próximo da sua área de pesquisa!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite que está no blog e deixe seu e-mail no menu lateral direito para receber as melhores novidades sobre carreira e capacitação profissional.