Terminou a graduação e pensa em fazer uma pós? O mestrado profissional pode ser uma boa opção para você.

Essa é uma modalidade moderna e que abre um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho. Saiba mais!

O que é mestrado profissional?

O mestrado profissional é um tipo de pós-graduação stricto sensu. Seu principal objetivo é qualificar profissionais em diversas áreas de atuação e conhecimento.

Para tanto, busca apoio em técnicas e metodologias que atendam as demandas do mercado de trabalho. 

Os conceitos acadêmicos não são deixados de lado. São apenas adaptados para formas práticas, porque é o que as empresas públicas e privadas exigem. 

O estudante que se dedica a essa especialização se torna um profissional de alto desempenho, produtividade e competitividade. Características muito visadas pelas grandes empresas hoje em dia. 

Ou seja, o diploma é um grande diferencial no seu currículo.

Qual é a estrutura do mestrado profissional?

A estrutura do mestrado profissional é diferente de um mestrado acadêmico. Neste último, a proposta é preparar os alunos para assumirem cargos de pesquisa e docência.

Na vertente profissional, a ideia é realmente moldá-los para o que o mercado exige. Para isso, é preciso observar alguns fatores.

Matriz curricular

As disciplinas dessa modalidade são baseadas em metodologias modernas e atualizadas. Os professores têm grande experiência em seus campos de atuação.

Avaliações

Provas e avaliações são aplicadas normalmente. Ao final do curso, é preciso apresentar um trabalho de conclusão.

Linha de pesquisa

Você deverá escolher uma linha de pesquisa para direcionar seus estudos. Esse é apenas um termo técnico: as atividades são voltadas para a prática e a rotina de mercado. Todo o conteúdo estudado abrange situações reais, comuns a grandes companhias e organizações.

Experiência de trabalho

Não há obrigatoriedade em ter experiência de trabalho para ingressar no mercado. Porém, é comum que os alunos já tenham certa vivência em seu campo de atuação.

Proficiência em língua estrangeira

Não são todos os cursos dessa modalidade que exigem proficiência em língua estrangeira. É preciso ficar atento ao edital para confirmar a questão. 

Mas saber pelo menos inglês com certeza é um diferencial. Afinal, vivemos em um mundo globalizado e você vai se preparar para trabalhar em empresas renomadas.

Duração

Normalmente, o mestrado dura de 18 a 24 meses. Mas na modalidade profissional, pode chegar a 18 meses, com total abrangência e absorção de conteúdo.

Mestrado profissional duração

Quais são as principais vantagens dessa modalidade?

O mestrado profissional apresenta uma série de vantagens para quem cursa. Você já parou para pensar em quais são elas? Se você tem dúvidas se o curso é para você, é hora de avaliar uma por uma. Veja só!

Aplicação de conhecimentos científicos

Nessa pós, você consegue aplicar vários conhecimentos acadêmicos e científicos na prática. Ou seja, aprende a adaptá-los à sua realidade do mercado de trabalho.

O que isso significa? Que as decisões que você tomará na empresa não terão como base a orientação de gestores. E sim técnicas cientificamente comprovadas, o que leva a melhores resultados.

Mais oportunidades de emprego

Ter um mestrado profissional no currículo assegura mais oportunidades de emprego. Em empresas renomadas e em cargos mais altos.

Afinal, nem sempre anos de experiência são suficientes para suprir as demandas do mercado. Por vezes, novos conhecimentos são essenciais para ficar na frente da concorrência. As empresas sabem disso, e valorizam a formação como ninguém.

Maiores salários

E se você ocupa um cargo alto, já sabe: seu salário também será maior. Essa é a chance de conseguir estabilidade financeira e garantir mais conforto no futuro.

Em tempos de incertezas econômicas, contar com essa formação deixa você um passo à frente de muitos concorrentes. Vale a pena, não acha?

Mais contatos profissionais

Você sabe que ter contatos no meio profissional faz toda a diferença, não é mesmo? Nessa vertente do mestrado, você poderá se aproximar de pessoas que têm os mesmos propósitos que você.

A troca de ideias será mais rica e você ainda poderá saber de oportunidades de trabalho em primeira mão. Sem contar a participação em eventos específicos, em que poderá conhecer gente até mesmo de outros lugares do mundo.

Desenvolvimento do pensamento crítico

Fazer mestrado é também um momento de reflexão. Afinal, os desafios do mercado de trabalho não são fáceis. É preciso ter disposição para se atualizar, aprender e se transformar quando necessário.

Dentro de um ambiente voltado para o âmbito profissional, você terá todas as ferramentas para executar essas ações. E assim, você desenvolve pensamento crítico, algo que também é de grande valia para o trabalho em uma empresa.

Que cursos de mestrado profissional é possível fazer?

O mestrado profissional oferece uma infinidade de opções para você cursar. Mas se você está na dúvida sobre os campos de abrangência, pode conferir os que a Unileão tem!

Mestrado profissional em Ensino em Saúde

É da área de saúde e pensa em ingressar no ensino? O mestrado profissional em Ensino em Saúde visa discutir metodologias de ensino e novas tecnologias de promoção da saúde.

Os profissionais se atualizam em uma variedade de pautas que estão em alta no mercado. Como acessibilidade, tecnologia assistida para educação inclusiva, empreendedorismo e mais.

Mestrado profissional em Gestão de Negócios Turísticos

O mestrado profissional de Gestão de Negócios Turísticos capacita profissionais para atuar no setor de Turismo. Sua proposta é para formar gestores que planejam e gerenciam políticas territoriais de bases sustentáveis.

É voltada para viabilizar atividades turísticas em médio e longo prazo, com constância e sem interferir negativamente no espaço geográfico.

Mestrado profissional em Direito da Empresa e dos Negócios

No mestrado profissional de Direito da Empresa e dos Negócios, o aluno se aprofunda no estudo de uma empresa. Observa aspectos internos e externos do negócio e a aplicação do Direito nesse contexto.

Também é possível estudar a respeito da competitividade empresarial, por meio de respostas jurídicas adequadas. Além de práticas de cooperação, estratégias de internacionalização, e desenvolvimento humano.

E então, deu para ter uma ideia de como o mestrado profissional funciona? Se ele se encaixa em seus projetos de carreira, não perca tempo! Continuar a estudar e a se atualizar é indispensável para qualquer profissão. Invista!

Quer ficar por dentro de outras dicas sobre capacitação profissional? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail!