Investir em um Mestrado em Ensino em Saúde é uma grande oportunidade para os profissionais da área que desejam atuar como professores e pesquisadores.

Acontecimentos recentes, como a pandemia de Covid-19, trouxeram à tona a necessidade de formarmos bons profissionais na área da saúde. 

Essa realidade tem feito com que cada vez mais estudantes busquem uma graduação nesse segmento, o que demanda bons professores.

Ao fazer o Mestrado em Ensino em Saúde, profissionais como médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, aprendem as melhores técnicas para trabalhar em sala de aula e preparar estudantes de ensino superior para o mercado de trabalho.

A seguir, traremos mais informações sobre essa pós-graduação stricto sensu. Prossiga a leitura e saiba mais!

Conheça o Mestrado em Ensino em Saúde da Unileão e suas linhas de pesquisa

O Mestrado em Ensino em Saúde da Unileão propicia a discussão sobre diferentes metodologias de ensino na área da saúde, bem como o uso das novas tecnologias no segmento.

As disciplinas da pós-graduação pretendem atualizar o profissional sobre os princípios de acessibilidade e tecnologia assistida para a atuação na educação inclusiva. Isso faz com que práticas inovadoras de empreendedorismo em todos os níveis de atenção à saúde e ao ensino sejam estimuladas.

Ao se matricular no curso de mestrado, o aluno deverá optar por uma linha de pesquisa. Conheça cada uma delas:

Metodologias ativas e inovações científicas e tecnológicas em saúde

Essa linha de pesquisa propõe métodos ativos no processo ensino-aprendizagem com a utilização de estratégias que favoreçam a autonomia do educando.

Os estudos nesse campo visam à análise de métodos que admitem a aplicação prática de produtos e processos educacionais de forma ética, reflexiva, crítica, construtivista, colaborativa e transformadora da atenção à saúde.

Políticas de saúde, currículo, formação profissional de ensino e aprendizagem em saúde

Nessa linha de pesquisa, os alunos desenvolvem projetos que visam à investigação, elaboração, implantação, desenvolvimento e avaliação de produtos relativos às políticas de saúde para direcionar a formação e a atuação dos profissionais e docentes na área.

A escolha da linha de pesquisa pode ser feita no ato da inscrição. Por isso, é importante já ter uma ideia de projeto para desenvolver no mestrado.

Disciplinas: conheça a grade do mestrado de Ensino em Saúde

O Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão tem 32 créditos, 20 em disciplinas obrigatórias e optativas e 12 equivalentes à dissertação. Tudo isso é distribuído nos dois anos de duração do curso.

As aulas são ministradas sempre às sextas-feiras (manhã e noite) e aos sábados (manhã e tarde).

Veja, a seguir, quais são as disciplinas obrigatórias e optativas desta pós-graduação!

Disciplinas obrigatórias

  • Ensino e Aprendizagem em Saúde;
  • Educação em Saúde;
  • Prática de Estágio Supervisionado I;
  • Prática de Estágio Supervisionado II;
  • Bioética, Inovação Tecnológica, Registros e Patentes em Saúde; e
  • Análise de Dados em Pesquisa Qualitativa e Quantitativa.

Disciplinas eletivas

  • Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino em Saúde;
  • Seminários de Integração;
  • Redação Científica;
  • Políticas de Integração em Saúde: Ensino, Serviço, Comunidade e Gestão;
  • Políticas de Enfrentamento à Violência na Saúde: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade;
  • O SUS e a Educação no Brasil;
  • Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa e Inovação no Ensino em Saúde;
  • Metodologia e Elaboração de Projetos de Pesquisa em Ensino em Saúde;
  • Educação Popular, Cultura e Saúde;
  • Didática em Saúde;
  • Análise, Desenhos de Currículo, Formação e Desenvolvimento Profissional na Saúde; e
  • Análise Crítica dos Trabalhos Científicos.

Ao escolher as disciplinas optativas para cumprir a quantidade mínima de créditos que são necessários para concluir o curso, a nossa dica é optar por aquelas que têm mais a ver com a sua linha de pesquisa.

As disciplinas optativas também servem para você aperfeiçoar o conhecimento em algumas áreas, como os projetos e a redação científica, por exemplo.

5 vantagens que você terá ao fazer o Mestrado em Ensino em Saúde da Unileão

Há vantagens que só os alunos da Unileão têm. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios que você terá ao fazer o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na nossa instituição.

1. Grade curricular atualizada

A grade curricular do Mestrado em Ensino em Saúde é atualizada com o que há de mais recente e moderno nessa área.

Isso fará com que você realmente se torne um profissional apto para lecionar em cursos técnicos e superiores na área da saúde.

2. Corpo docente altamente qualificado

O corpo docente do Mestrado em Ensino em Saúde da Unileão é altamente qualificado. O curso é coordenado pelo Prof. Dr. José Galberto Martins da Costa, que é graduado em Química, mestre e doutor em Química de Produtos Naturais.

Além dele, o curso conta com outros professores qualificados, todos doutores e com experiência nas áreas das disciplinas que ministram.

3. Foco em autonomia e empreendedorismo

Todos os cursos da Unileão tem foco na autonomia e no empreendedorismo. 

A ideia é que você possa trabalhar nas melhores instituições de ensino brasileiras ou empreender e desenvolver cursos para profissionais da saúde, por exemplo.

4. Tradição e experiência na região

A Unileão está há mais de 20 anos inserida na Região do Cariri cearense. Todo esse tempo de atuação nos deu a experiência e a expertise necessária para que ofereçamos sempre o melhor aos nossos alunos.

Vale lembrar que a Unileão está entre os melhores centros universitários do Ceará e do país, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC).

5. Estrutura completa de ensino

A Unileão tem a estrutura completa, com bibliotecas e clínicas-escola para que os alunos possam colocar os seus conhecimentos em prática, inclusive realizando estágios.

Gostou de saber mais sobre o Mestrado em Ensino em Saúde? Então matricule-se agora mesmo!