A Ortodontia é um setor da Odontologia que se encontra em ascensão. Afinal de contas, a galera está preocupada com a saúde bucal e a estética dos dentes.

Isso abre campo para especializações em várias áreas para quem é dentista, inclusive a Ortodontia. E, claro, a Unileão está à frente do mercado mais uma vez e criou a especialização em Ortodontia.

Quer saber mais detalhes? Então acompanhe o texto de hoje.

especialização em ortodontia

Ortodontia: o que faz o dentista, média salarial e como está o mercado

De uma forma bem básica, é a área da Odontologia que proporciona uma posição correta aos dentes e aos ossos maxilares.

Por mais que pareça apenas algo estético, vale ressaltar que a Ortodontia é uma área de extrema importância — afinal, um posicionamento incorreto dos dentes pode gerar problemas de saúde bucais e até o risco de perda da arcada dentária.

Isso tudo faz o trabalho de uma pessoa ortodontista extremamente necessário. Alguns de seus procedimentos cotidianos são:

• correção de dentes mal posicionados por mecânicas tradicionais e avançadas;
  • capacitação em alinhadores invisíveis;
  • entender e preparar os casos de Cirurgia Ortognática;
  • reestabelecer a função e estética.

O teto salarial de um ortodontista pode chegar a 9 mil mensais, dependendo do tempo de experiência profissional, segundo dados do site Salario.com, feito a partir de dados do Caged.

A Ortodontia é a área da profissão que mais concentra profissionais, mais precisamente 23% dos dentistas atuam neste setor, seguido da Endodontia e da Implantodontia, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Atualmente, temos mais de 310 mil profissionais dentistas em nosso país, além de 210 mil auxiliares e técnicos de prótese dentária e saúde bucal.

O Conselho também declarou que há uma demanda e uma oferta grande de profissionais, o que deixa o mercado saturado.

No entanto, vale ressaltar que apesar da grande demanda, a maioria dos dentistas ainda se concentra nas regiões Sul e Sudeste, o que abre oportunidade de trabalho em clínicas de Odontologia nas outras regiões, carentes de bons serviços na área.

Outro ponto é que, diante de variedade de áreas de atuação, o dentista pode se especializar em algum nicho e ganhar um salário maior devido ao aprofundamento em técnicas e conhecimentos específicos.

Especialização em Ortodontia: requisitos e matriz curricular

Se você é dentista e tem registro na CFO, pode fazer uma especialização em Ortodontia. Esse é o caminho certo para aqueles que desejam se aprofundar na correção ortodôntica de pacientes e garantir mais qualidade de vida e uma boa estética a eles.

Sabendo da alta demanda dessa área, a Unileão é novamente pioneira e traz a sua especialização em Ortodontia. Com duração prevista de 33 meses, as aulas são ministradas às sextas, sábados e domingos de manhã em nosso campus Lagoa Seca.

Como não poderia deixar de ser, o foco é nas matérias práticas. Por isso, ao participar, você terá uma grande imersão na prática profissional da área.

Diagnósticos e cirurgias ortodônticas estarão presentes na grade, mais técnicas específicas como a oclusão. Mas também colocamos a teoria fundamental para uma pessoa ortodontista aprender, o que justifica disciplinas como Anatomia Crânio-Facial e Cefalometria.

Assim, você vai entender tudo o que diz respeito à região orofacial e ter propriedade para operar todas as técnicas necessárias para a restauração dentária de seus futuros pacientes.

especialização em Ortodontia

Confira a lista completa de disciplinas da especialização em Ortodontia:

• Anatomia Crânio-Facial
  • Técnicas Inovadoras
  • Atualização Bibliográfica

Vantagens de estudar na Unileão

Além de sermos pioneiros, trazemos outros atributos que nos diferenciam dos demais:

Grade curricular atualizada

Como a gente mostrou há pouco, estamos de olho em todas as mudanças do mercado de trabalho. E, claro, isso se reflete em nossa lista de disciplinas, que mesclam conteúdos teóricos e práticos.

Corpo docente altamente qualificado

Ter bons professores não é para qualquer um. E aqui na Unileão, só temos feras.

Além de carga teórica, conquistadas com mestrado e doutorado, nosso corpo docente tem experiência prática nas matérias em que ministram aulas.

Isso garante um atendimento preciso em caso de dúvidas — afinal, eles viveram tudo o que você quer e precisa saber para ser um excelente profissional.

Foco em autonomia e empreendedorismo

Ensinamos os nossos alunos a serem autônomos e damos-lhes condições para que eles possam empreender, caso queiram.

Assim, você pode montar a sua clínica de ortodontia e aplicar tudo o que aprendeu conosco.

Tradição e experiência em Juazeiro do Norte

Nós somos jovens (pouco mais de 20 anos de história). No entanto, já conquistamos muito.

Somos uma das melhores instituições de ensino superior privadas do país e simplesmente a melhor do Cariri, além de estarmos no top 10 na região Nordeste, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC).

Estrutura completa de ensino

Temos instalações modernas e uma biblioteca com milhares de obras para você aprofundar aquilo que vê em sala de aula. Legal, né!?

Clínica-Escola em Odontologia

Por fim, mas não menos importante, a nossa clínica-escola dá todo o amparo necessário para que você pratique a Ortodontia no próprio centro universitário.

O espaço está totalmente equipado e você poderá realizar exames clínicos e radiográficos para dar o melhor tratamento possível aos seus pacientes. O espaço existe há dez anos e somos referência em atendimento gratuito à comunidade externa do Cariri.

Uma especialização é muito mais que uma obrigação curricular, ela abre portas para novas chances no mercado de trabalho e torna você mais competitivo e apto a ganhar mais. E cá entre nós, quem é que não quer um salário melhor, não é?

Nossas inscrições já estão abertas e você pode se inscrever agora mesmo. Garanta já a sua vaga!