Você é fisioterapeuta e tem vontade de se dedicar ao cuidado de recém-nascidos e crianças? Então a pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica e Neonatologia pode abrir portas para a sua carreira decolar de vez!

Isso porque existe um mercado profissional dedicado a esse segmento, que dá auxílio especializado a pais, mães e responsáveis de crianças que precisam de atendimento fisioterapêutico.

Quer saber mais detalhes sobre essa formação antes de fazer sua matrícula? Então continue lendo!

Como é a pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal?

A pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal é voltada aos profissionais graduados em Fisioterapia que desejam se especializar na prevenção e tratamento de doenças de recém-nascidos e crianças.

Com duração de 18 meses e carga horária total de 380 horas, o curso é oferecido no campus Lagoa Seca da Unileão. E as aulas ocorrem mensalmente, aos sábados (das 8h às 12h e das 13h às 17h) e aos domingos (das 8h às 12h).

O objetivo principal do curso é habilitar os fisioterapeutas para exercer sua profissão em todas as fases do desenvolvimento ontogênico. Além disso, saem preparados para desenvolver um raciocínio clínico de acordo com o paradigma sistêmico e não apenas para tratar sintomas.

Dessa forma, podem promover, proteger e recuperar funções de neonatos, lactentes e pacientes pediátricos, tanto no ambiente hospitalar quanto ambulatorial.

Quais são as disciplinas que fazem parte da grade curricular no curso?

Veja, a seguir, os assuntos que você vai estudar na pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal:

Unidade I – Aspectos Básicos em Neonatologia e Pediatria

  • Aspectos Anatomo-Fisiológicos na Criança e Semiologia Neonatal e Pediátrica
  • Fisioterapia Respiratória em Neonatologia e Pediatria
  • Treinamento de Desenvolvimento Prático I
  • Fisioterapia Cardiológica em Neonatologia e Pediatria
  • Exames Complementares
  • Treinamento de Desenvolvimento Prático II

Unidade II – Aspectos Avançados em Neonatologia e Pediatria

  • Características Ventilatórias Mecânicas e Modos Ventilatórios no Neonatal e Pediátrica – Não Invasivo
  • Recursos e Técnicas Fisioterapêuticos em Neonatologia e Pediatria
  • Treinamento de Desenvolvimento Prático III
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatologia e Pediatria – Suporte Ventilatório Invasivo
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédico na Criança
  • Treinamento De Desenvolvimento Prático IV

Unidade III – Aspectos Motores em Neonatologia e Pediatria

  • Desenvolvimento Neurosensoriomotor Típico e Atípico e Estimulação Precoce e Mobilização
  • Fisioterapia Neurológica do Recém-Nascido e da Criança
  • Tecnologia Assistida e Procedimentos Cirúrgicos Aliados ao Tratamento Fisioterapêuticos
  • Terapia Combinada no Processo de Reabilitação no Neonato e na Criança
  • Assistência Fisioterapêutica no Desmame Hospitalar a Fase Ambulatorial e Atendimento Home Care
  • Treinamento de Aperfeiçoamento Prático V
  • Metodologia do Trabalho Científico – Remoto

Saiba mais sobre algumas das principais disciplinas

Fisioterapia Respiratória em Neonatologia e Pediatria

Discute os aspectos e as técnicas usadas na avaliação e na assistência fisioterapêutica a recém-nascidos, crianças e adolescentes que tenham distúrbios respiratórios diversos.

Fisioterapia Cardiológica em Neonatologia e Pediatria

Fornece os conhecimentos e habilidades necessárias para os fisioterapeutas irem além dos tratamentos convencionais e oferecerem suporte diferenciado a recém-nascidos e crianças com problemas cardiológicos.

Fisioterapia Traumato-Ortopédico na Criança

As crianças costumam ter um alto risco de lesões traumáticas e ortopédicas. Nesta disciplina, os fisioterapeutas aprendem a engajar as crianças nas sessões de tratamento e a envolver a família na reabilitação após lesões ou internações.

Fisioterapia Neurológica do Recém-Nascido e da Criança

Aborda as técnicas usadas na reabilitação e prevenção de sequelas em recém-nascidos e crianças, com o objetivo de garantir o pleno funcionamento do sistema nervoso central e periférico.

Tecnologia Assistida e Procedimentos Cirúrgicos Aliados ao Tratamento Fisioterapêuticos

Prepara os fisioterapeutas para atuar em conjunto com outros profissionais da saúde, o que é algo bastante comum em casos mais complexos ou que envolvam fraturas severas.

Treinamento de Desenvolvimento Prático  

É um momento de vivência dos alunos que, através da supervisão de fisioterapeutas especializados na área, mostrará no dia a dia dentro do âmbito hospitalar a rotina do atendimento fisioterapêutico na UTI Neo e berçário de média risco. Proporciona uma experiência única e real do atendimento nesta especialidade. Os alunos farão os atendimentos específicos supervisionados pelo professor.

e-book currículo lattes: saiba como fazer um perfeito

5 principais vantagens de fazer uma pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica na Unileão

Está em dúvida sobre onde estudar? Então veja por que a Unileão é a instituição que oferece a melhor formação para a construção de um futuro de sucesso:

1. Matriz curricular atualizada

A Unileão faz uma revisão contínua dos programas dos cursos de pós-graduação para oferecer disciplinas atualizadas. Isso porque nada mais fundamental do que fornecer aos profissionais conhecimentos que estejam alinhados com as atuais demandas do mercado.

2. Estrutura completa de ensino

Ao estudar na Unileão, você tem a certeza de que poderá desfrutar da estrutura que precisa para desenvolver suas habilidades. Além de salas de aula modernas, a instituição dispõe de estruturas voltadas para aplicação prática de conhecimentos na área de Fisioterapia.

Clínica-escola de Fisioterapia

Durante o curso de pós-graduação, os estudantes podem ter experiências reais na clínica-escola de Fisioterapia da Unileão e hospitais parceiros para o atendimento prático.

A cada ano, mais de 17 mil atendimentos são oferecidos à comunidade nas áreas de:

  • Fisioterapia Aquática;
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica;
  • Fisioterapia Pediátrica Motora;
  • Fisioterapia Neurofuncional;
  • Fisioterapia Dermatofuncional;
  • Fisioterapia Cardiorrespiratória;
  • Fisioterapia Pediátrica Respiratória;
  • Fisioterapia Reumatológica;
  • Fisioterapia Oftalmológica;
  • Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica. 

Com a supervisão de professores, os estudantes atendem pacientes encaminhados pelas redes pública e privada de saúde das cidades do triângulo de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e municípios vizinhos. Além disso, a clínica-escola também integra as áreas de ensino e pesquisa da Unileão.

3. Corpo docente altamente qualificado

Profissionais experientes e com alto nível de qualificação fazem parte do quadro de professores da Unileão. Nada como aprender com os melhores do mercado para sair da pós-graduação preparado e elevar a carreira a outro patamar.

4. Foco em autonomia e empreendedorismo

Para a Unileão, as melhores práticas didático-pedagógicas são aquelas que promovem a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes. Isso porque é preciso apostar nas boas ideias e na autonomia para direcionar a vida profissional para o lugar certo.

5. Tradição e experiência na região

A Unileão está há 20 anos presente no Cariri cearense, promovendo a educação superior na região. Além disso, está entre os melhores centros universitários do Ceará e do país. Não é por acaso que o nome da instituição dá ainda mais peso para o currículo dos profissionais.

Invista no seu futuro!

Agora que você conhece o curso de pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal e as vantagens de estudar na Unileão, não deve ter mais dúvidas. Continuar os estudos e se especializar num segmento da sua profissão é a melhor estratégia para ter sucesso na carreira.

Bora dar esse grande passo? Faça a sua inscrição na pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal da Unileão!