Ao contrário do que muitos imaginam, a vida de professor universitário envolve mais atividades do que simplesmente “dar aula”. Para a função é exigido, inclusive, um preparo físico e psicológico, você sabia? 

Além disso, são realizadas atualizações constantes de planos de ensino, planos de aula, atividades e avaliações. Também é preciso estar sempre atento às novas tecnologias que circundam o universo dos processos de ensino-aprendizagem.

Quer saber mais sobre a vida de professor na Unileão? Então, continue a leitura deste post!

Vida de professor: do planejamento às novas metodologias

Para entender melhor, nada mais justo do que ouvir nossos docentes sobre o assunto. 

A profa. Rejane Fiorelli, do curso de Fisioterapia da Unileão e também coordenadora dos programas de pós-graduação da instituição, conta que na rotina de professora, o que pede maior atenção diária são os planejamentos acadêmicos e de desenvolvimento pedagógico. 

Ela explica: “Essas demandas consistem em organizar o seu material semanalmente, atribuir as orientações e sugestões de leituras, de capítulos e artigos baseados em evidências científicas, que vão contribuir semanalmente para cada conteúdo ministrado.” Outro ponto importante são as reavaliações de aulas e atualizações dos slides e conteúdos ministrados. 

Já o prof. Wanderson Pinheiro, do curso de Biomedicina da Unileão, chama atenção para a importância de, cotidianamente, os docentes experimentarem inovações e metodologias para integração dos discentes. “Além de cursos de formação, muitos oferecidos inclusive pela própria Instituição, na vida de professor é importante estar sempre experimentando novas formas de estímulo ao aprendizado ativo por parte dos alunos, bem como ajustando práticas já conhecidas”, afirma o docente.

As funções do professor universitário 

É importante ter em mente que os professores podem ter mais de uma atribuição dentro da IES, como é o caso da profa. Rejane. 

Além de atuar como docente e coordenadora, Rejane também é orientadora da Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermatofuncional e colaboradora do Programa de Educação Ambiental e Social. 

São muitas as possibilidades de exercer diferentes cargos e ingressar em diferentes projetos e pesquisas. Alguns, inclusive, influenciam na remuneração do professor.

Confira mais sobre os benefícios no próximo tópico.

As vantagens da vida de professor

A atualização de conhecimentos na busca constante por novas tecnologias e produções científicas na sua área de atuação é a principal vantagem da carreira docente. Foi o que disse o prof. Wenderson: “ser professor é nunca deixar de ser aluno”. Porém, este não é o único benefício da vida do professor. 

Salários mais altos, plano de carreira promissor, a possibilidade de exercer outras atividades, férias garantidas e, claro, a realização profissional, são pontos que não deixam de ser menos importantes. 

Ou seja, a valorização por contribuir com a formação de futuros profissionais faz com que muitos se sintam mais atraídos com a ideia de trabalhar como professor universitário. 

A profa. Rejane Fiorelli lembra outra vantagem interessante: o reconhecimento. “Quando nos tornamos profissionais da educação superior e estamos constantemente publicando artigos e desenvolvendo novos estudos, ganhamos notoriedade dentro da nossa área, sendo convidados a participar de atividades em Instituições parceiras, que podem ser nacionais ou até mesmo internacionais.” 

Atualização, valorização e reconhecimento são as palavras chaves da vida do professor universitário. 

Faça mestrado e doutorado para ter uma carreira no ensino superior

O ingresso em programas de mestrado e doutorado qualifica o profissional no campo da pesquisa, elevando o seu nível de conhecimento em determinada área. 

Mas você sabia que tornar-se mestre ou doutor é essencial para quem busca dar aulas? Ao cursar uma pós-graduação stricto sensu, o profissional pode adquirir dupla função, unindo a vocação de lecionar, dedicando-se ao ensino e ao desenvolvimento de pesquisas. 

A ampliação das unidades de Instituições de ensino e dos cursos de graduação e pós-graduação abriram novas vagas para professores(as). Isso faz com que o número de pessoas que buscam por oportunidades de seguir a carreira acadêmica aumentasse consideravelmente nos últimos anos.  

Os profissionais que optam por lecionar estão em uma missão de constante aperfeiçoamento na sua área de pesquisa. É uma via para estar sempre visto e notado no seu campo de trabalho, que nesse lugar de atuação é de extrema importância para novas conquistas.

Na Unileão você encontra cursos de mestrado e doutorado. A experiência em um ambiente com estrutura e corpo docente qualificado faz toda diferença.

A escolha de um bom curso stricto sensu 

O destaque na vida acadêmica também é proporcionado pela instituição de ensino que você procura ingressar em seu mestrado ou doutorado. Afinal, as grades curriculares, os docentes e a estrutura do curso influenciam diretamente na sua formação. 

É fundamental que a universidade realize pesquisas, siga as tendências para atualização das grades curriculares e esteja à frente das exigências mercadológicas. Também é importante que proporcione experiências para gerar o aperfeiçoamento dos estudantes no contato com outras instituições e pesquisadores. 

Busque analisar também a experiência dos ex-alunos, se conseguiram promoções ou foram aprovados em concursos. Além disso, considere a modalidade que a pós-graduação está sendo ofertada, levando em conta as vantagens que ela apresenta para suas condições e expectativas.

Tem interesse em se tornar um docente universitário? Então, conheça os cursos de mestrado e doutorado ofertados pela Unileão

FAQ com design elaborado: 10 principais dúvidas sobre a pós-graduação