A mudança faz parte da vida do ser humano pelos mais diversos motivos. E isso também se estende à profissão. Salários baixos, insegurança quanto ao futuro e insatisfação profissional são algumas das justificativas para aqueles que cogitam migrar de área.

Se esse é o seu caso, nós trazemos um guia com as melhores práticas para você mudar de carreira com o máximo de tranquilidade possível!

Como saber que chegou a hora de mudar de carreira?

A carreira está parada 

Por mais que você se esforce, estude e faça cursos, nada acontece. Não rola uma promoção, aumento salarial. Enfim, seus gestores não reconhecem os seus esforços. No entanto, suas responsabilidades não param de aumentar. Assim, fica difícil manter a motivação e o interesse pela carreira.

Mercado precarizado

Você pode até gostar do que faz, mas não é bem remunerado por isso. Infelizmente, certas profissões têm mais remuneração que outras. E, claro, com boletos chegando e a vida cada vez mais cara, é menos vantajoso manter-se na profissão.

Se o seu perfil for aquele que gosta de ser bem pago pelo que faz e não há perspectiva de mudança em sua área, talvez seja a hora de pensar em fazer outra coisa da vida. 

Você não se sente mais feliz com o seu trabalho 

Como consequência dos itens anteriores (e de outros), a ideia de trabalhar já causa desânimo, frustração e/ou irritabilidade. Ou, ainda, você sente que não gosta mais do que faz e não vê mais graça em sua profissão. 

Se esse for o seu caso, é preciso ter calma e ver se a questão não é com um eventual ambiente de trabalho que é tóxico. Ou se realmente está em sua área profissional ideal. Aí, vale cogitar fazer uma transição profissional.

7 passos para mudar de carreira

Cada um tem o seu tempo e o seu modo de lidar com mudanças na profissão em que deseja trabalhar. Por isso, não são regras o que vamos falar a seguir. São alguns passos que podem ajudar muito a facilitar o seu processo de transição de carreira. 

1. Invista no seu conhecimento

Para mudar de carreira, é necessário estudar o quanto puder. Mas, fazer outra graduação, apesar de uma ótima opção, devido ao conjunto de vivências e conhecimentos adquiridos, pode não ser viável à sua realidade.

Neste caso, você pode fazer uma pós-graduação na área em que deseja migrar, além de cursos livres que ensinem o que você precisa, mesmo sem o aprofundamento de uma graduação ou pós. O importante mesmo é não ficar parado! 

2. Estude o mercado de trabalho desta área

Confira como está o cenário da profissão que deseja mudar e como tudo se projeta para daqui a um tempo. 

Haverá demanda por profissionais em um futuro próximo? Os salários tendem a ser altos? Essas e outras perguntas devem ser pesquisadas antes de começar uma mudança de fato e evitar o risco de se frustrar lá na frente. 

3. Tenha uma reserva financeira

No processo de mudança, é bem possível que você fique desempregado por algum tempo, até se restabelecer na nova área. Nesse sentido, ter dinheiro guardado para manter o seu padrão de vida é fundamental, principalmente se tiver pessoas que dependem de você financeiramente.

Recomenda-se que você tenha reserva suficiente para se manter entre dois a três anos. E, sempre que possível, corte gastos desnecessários.

diferença entre MBA e pós-graduação

4. Considere ganhar menos

Como você vai começar em outra área, é necessário ter a consciência de que você irá “começar de baixo”, em cargos de nível júnior e com remunerações não atrativas.

Caso já tenha experiência prévia na nova profissão, você pode se beneficiar com salários melhores. Mas, comumente, não é o que acontece.  

Esse é mais um motivo para garantir a reserva financeira, conforme destacamos há pouco. Além disso, é só ter paciência e dedicação para que o salário aumente gradualmente.

5. Rede de relacionamentos ajuda muito

Para facilitar a mudança de profissão, tenha uma rede de contatos. O famoso networking consiste em construir relacionamentos profissionais com pessoas que já estão na área em que deseja atuar.

No caso de quem está migrando de profissão, uma dica é procurar por grupos em redes sociais para se conectar com pessoas que passam pelo mesmo momento. Ademais, é recomendável ter uma rotina de postagens no LinkedIn para conectar-se a outras pessoas.

6. Converse com pessoas que já mudaram de profissão

Falar com profissionais que alteraram seu curso profissional é interessante, a fim de saber os erros e acertos dessa pessoa.

Outra dica é contratar ajuda especializada — consultorias empresariais ou headhunters — que ajudem você em itens como reformulação de currículo, dicas para entrevista, entre outros. 

7. Faça tudo no seu tempo 

O fantasma da comparação é um dos mais difíceis de serem evitados por todo mundo. Fulano foi promovido, beltrana está trabalhando em outro país… muitas vezes, pode vir a sensação de que você não está evoluindo, ao contrário dos outros.

Logo, é preciso ter muito claro em sua mente os seus objetivos a mudar de profissão e até em que ponto você tem disposição para se dedicar a uma mudança tão séria.

Do mais, esteja seguro de onde quer chegar e mantenha-se firme em seus esforços! 

A Unileão também dá uma forcinha para você!

É isso mesmo! Para você que vai começar, ou já está em processo de mudança de carreira, saiba que estamos dispostos a ajudá-lo! Preparamos um material grátis e incrível que ensina você a montar o seu plano de carreira!