Quem nunca ficou nervoso ao procurar um novo emprego que atire a primeira pedra. Afinal, buscar uma nova oportunidade exige bastante de si para expor as próprias qualidades e competências.

O processo seletivo pode ser bem exaustivo dependendo dos formatos de cada fase. Você sabe a melhor forma de conduzir cada momento?

Se você está em busca de um novo emprego e não sabe por onde começar, confira as dicas abaixo e fique bem preparado para procurar por novas oportunidades!

Confira 5 dicas para se destacar na procura por um novo emprego

Ao se preparar, é possível atrair a atenção dos recrutadores e conseguir as melhores oportunidades. Saiba como com as sugestões a seguir:

1. Capriche no currículo

O currículo é a primeira coisa que o recrutador avalia em você. Um currículo com visual atrativo, bem estruturado e com boa escrita, irá chamar atenção ao ser visto.

Portanto, revise cada detalhe do currículo antes de enviá-lo, ele será a sua porta de entrada no novo emprego.

2. Faça bom uso das suas redes sociais

Atualmente, as redes sociais possuem diversas utilidades e, é claro, no ambiente de trabalho elas também têm sua importância. Seu perfil na rede social comunica quem você é e o RH da empresa pode verificar para saber mais sobre você por meio do que você publica.

Além disso, é uma forma de procurar se informar se você tem o perfil procurado pela empresa para a vaga. Sendo assim, cuidado ao postar qualquer conteúdo publicamente.

3. Ter um visual alinhado também importa

Pode parecer óbvio, mas a roupa que você usa durante o processo seletivo no novo emprego pode ajudar ou atrapalhar. Busque sempre usar uma roupa formal, mas sem exageros.

Apesar de muitas empresas permitirem um código de vestimenta mais livre, pesquise se a organização que você deseja fazer parte permite mais liberdade antes de arriscar a vaga.

4. Pesquise sobre a empresa

Antes de ir para a entrevista, procure saber tudo sobre a empresa pelas redes sociais, Google, site e todos os canais de comunicação que ela estiver presente.

Na entrevista, o recrutador pode fazer perguntas sobre o que motivou você a escolhê-la. E se você conhece a empresa, saberá quais são seus diferenciais e irá demonstrar que sabe porque a escolheu. Isso encanta o recrutador e transmite confiança.

5. Ensaie para a entrevista

A linguagem corporal é bem analisada em entrevistas.

Por isso, treine em casa antes, em frente a um espelho, falando sobre suas experiências. Analise a sua postura ao falar e ao ouvir, observe suas expressões faciais e até suas gírias. Tudo isso conta!

Se essas dicas todas são novidade para você, comece a treinar agora. Até o profissional mais experiente, com uma carreira consolidada, começou do zero e conseguiu ampliar sua empregabilidade. Você também pode procurar um novo emprego.

Gostou do conteúdo e quer aumentar, ainda mais, as chances de se colocar no mercado de trabalho? Investir em qualificação profissional é muito importante! Faça este teste e descubra qual tipo de pós-graduação combina com você.