Ter sucesso na carreira é o objetivo de qualquer estudante recém-formado. E nem sempre isso tem o mesmo significado para todo mundo, sabia? Cada um vê a sua evolução no mercado de trabalho de uma maneira diferente.

Mas uma coisa é certa: é preciso muita dedicação para alcançar seus objetivos e o que você considera como sucesso. Saiba mais sobre o assunto e aproveite para conferir 5 dicas para te ajudar nessa jornada!

O que significa ter sucesso na carreira?

Bem, sucesso na carreira pode ter muitos significados. Para começar, pode se referir a um cargo de importância, dentro de uma empresa consolidada. E, como consequência, receber um salário bastante interessante pelo seu trabalho.

Outras pessoas consideram que ter sucesso na carreira é abrir um negócio próprio e fazer com que o empreendimento dê certo.

Há também quem pense que o sucesso está em se sentir completo e feliz com o que faz, mesmo que ainda falte um pouco para a tão sonhada estabilidade financeira. Portanto, não vale se apegar a uma única definição.

O que é sucesso para você, pode não ser para um colega, por exemplo. Existem milhões de maneiras de ser bem-sucedido no que se faz, seja como contratado, chefe, em home office ou viajando a trabalho.

O que importa, na verdade, é ter foco em suas metas e objetivos de carreira, sem nunca deixar seus valores de lado. Quando você alcança todos eles, pode ter certeza de que alcançou também o sucesso.

5 dicas para ter sucesso na carreira

Tudo bem que o conceito de sucesso na carreira não é único e nem estático. Os pontos de vista de fato variam, mas algumas dicas podem ser colocadas em prática para te ajudar a chegar aonde deseja. Independente de qual lugar seja esse! 

Não existe uma fórmula mágica, mas práticas que realmente servem para que você se descubra profissionalmente e se desenvolva. Não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal. Confira:

1. Faça um plano de carreira

Se ter objetivos e metas bem definidos são sinônimos de sucesso, o primeiro passo para conquistá-lo na carreira é fazer um planejamento. Esse documento será indispensável para que você tenha sempre em mente o lugar que quer tomar.

Em uma planilha, separe as colunas e faça estimativas. Em determinado tempo, o que você pretende para sua vida profissional? Em qual área de atuação quer se inserir? Qual cargo e função quer ocupar?

Não se intimide com as projeções, faça para curto, médio e longo prazo. Além disso, preencha as colunas com as etapas que você precisa cumprir para alcançar cada objetivo.

Por exemplo, se sua vontade é passar em um concurso público, a graduação e a especialização ajudarão a pontuar mais alto e sair na frente da concorrência. Portanto, devem fazer parte do seu plano de carreira.

E se precisar de uma forcinha para fazer o seu, baixe o nosso planejador de plano de carreira. Com ele, vai ficar mais fácil organizar seus objetivos profissionais.

2. Invista em qualificação profissional

Nunca pare de estudar. A qualificação profissional não serve apenas para rechear o seu currículo, mas para preparar você para os desafios do mercado de trabalho.

Em um cenário hipotético, se você quer estar à frente de seu próprio negócio, precisa de autonomia e conhecimento aprofundado sobre seu setor. Coisas que somente uma pós-graduação pode oferecer.

Ou, então, pode seguir pela área de pesquisa e se tornar um acadêmico renomado. As publicações e artigos são parte dessa realidade, e na pós você tem a oportunidade de desenvolver um aprendizado específico e único que leva a esses resultados.

Portanto, é preciso procurar por uma instituição de ensino que ofereça especializações de qualidade. Como é o caso da Unileão, que conta com vários tipos de pós-graduação em diferentes áreas:

  • Biomedicina;
  • Direito;
  • Educação Física;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Gestão e Negócios;
  • Medicina Veterinária;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Serviço Social;
  • Tecnologia;
  • Doutorado em Educação;
  • Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos;
  • Mestrado Profissional em Ensino em Saúde;
  • Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios.

3. Construa uma boa rede de contatos

No mundo corporativo, construir uma boa rede de contatos facilita a troca de informações e experiências com colegas da sua e de outras áreas. E essa não é uma questão de simplesmente fazer amizades. A intenção aqui é desenvolver vínculos com quem possa, em algum momento, contribuir para a evolução de sua vida profissional.

Por exemplo, ao estabelecer uma parceria de negócios. Ou então, indicar você para um cargo em uma empresa. Ou, ainda, viabilizar seu processo de transição de carreira.

Sua rede de contatos pode começar a ser feita logo na faculdade. Colegas, professores e colaboradores da instituição estão sempre dispostos a ajudar.

E não deixe de participar de eventos acadêmicos, guardando o nome e o e-mail de palestrantes e demais participantes. Não se esqueça de que essa troca deve ser mútua, então faça pelos outros o que gostaria que fizessem por você.

4. Cuide de sua imagem pessoal

Para ter sucesso, você precisa passar uma boa imagem pessoal. E não, não se trata de ter que mudar a sua essência simplesmente para entrar no mercado de trabalho. Mas de ser crítico o suficiente para entender quais atitudes são mais adequadas para que sua carreira dê certo. 

Por exemplo, nas redes sociais, pode ser interessante repensar sobre como você se expressa e o que você compartilha.

A postura em entrevistas de emprego também deve ser frequentemente trabalhada, para que você melhore a oratória e tenha mais segurança nesse momento. Também vale a pena investir na higiene pessoal e na organização de sua vestimenta, especialmente se a profissão tiver um código específico.

Depois de empregado, lembre-se de ter sempre uma boa convivência com a equipe e não criar inimizades. Mostrar que você tem maturidade para superar diferenças e desafios. Isso vai ajudar a mostrar que você é uma pessoa que pode chegar cada vez mais longe.

5. Seja perseverante

Não desista de seu planejamento de carreira diante do primeiro obstáculo. Pelo contrário, é hora de aprender com as adversidades e descobrir como usar esse conhecimento a seu favor.

O mercado de trabalho muda o tempo todo e tem cada vez mais exigências. Isso quer dizer que em um período você terá facilidade para se encaixar nele, e em outro não mais.

Então, é preciso se adaptar, fazer alguns ajustes em seus objetivos e seguir em frente. Deixá-los de lado não é uma opção, a menos que você esteja infeliz ou perceba que precisa mudar de direção.

Mas, nesses casos, é só reconstruir seus planos e bola pra frente! Sempre há oportunidades para quem sabe o que quer.

É isso aí! Conseguiu entender melhor o que é ter sucesso na carreira e como fazer para chegar lá? Agora você sabe por onde começar a investir em si e em sua vida profissional, então, mãos à obra!

Que tal começar escolhendo um curso de pós-graduação? Saiba mais sobre os cursos da Unileão e descubra qual mais tem a ver com você.