A pandemia da Covid-19 obrigou grande parte das empresas a adotarem esquemas de trabalho remoto e home office. Agora, com a crise sanitária praticamente superada, parte dos trabalhadores continuam executando as suas atividades a distância.

Essa afirmação foi comprovada por uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgada em uma reportagem da CNN Brasil. De acordo com a publicação, 81% dos trabalhadores remotos acreditam que são mais produtivos em casa. Além disso, 78% dessas pessoas dizem que, se for possível, gostariam de continuar trabalhando remotamente.

Em meio a esse contexto, você sabia que trabalho remoto e home office não são a mesma coisa? Ter esse conhecimento é importante até mesmo para que você possa ter mais clareza ao se candidatar a vagas de emprego

A seguir, falaremos mais sobre ambos os modelos, bem como as vantagens e desafios que eles proporcionam. Acompanhe!

Como desenvolver soft skills em 8 passos

Trabalho remoto e home office: entenda a diferença entre os conceitos

Para facilitar a sua compreensão, vamos explicar inicialmente o que é home office. Trata-se de uma expressão de língua inglesa que é literalmente traduzida como “trabalho em casa”.

Nesse caso, o trabalhador realiza todas as suas atividades no próprio lar, ou seja, no mesmo espaço em que ele mora. Assim, não precisa ir à empresa ou a qualquer outro ambiente.

O trabalho remoto, por sua vez, tem um conceito mais amplo e embasado na cultura do anywhere office. Ou seja, do trabalho realizado em qualquer lugar. Sendo assim, quando uma pessoa trabalha remotamente, pode trabalhar em casa, coworkings, bibliotecas, cafeterias, hotéis ou qualquer outro ambiente.

Podemos dizer então, que o home office é uma das possibilidades do trabalho remoto. É fácil entender, não é mesmo?

Apenas por curiosidade, também é interessante que você saiba que existe o trabalho híbrido. Nesse caso, o funcionário vai à empresa em alguns momentos e pode ficar em casa ou em outro ambiente nos demais.

Confira as principais vantagens que os profissionais têm trabalhando remotamente

O trabalho remoto traz vários benefícios para os seus adeptos. Veja, na sequência, alguns dos principais.

Possibilidade de trabalhar onde quiser

A principal vantagem do trabalho remoto é a liberdade para trabalhar no lugar em que a pessoa quiser. Sendo assim, você pode escolher a cidade em que vai morar, sem que ela seja necessariamente a mesma da empresa, por exemplo.

Muitos trabalhadores remotos trocaram as rotinas corridas das cidades grandes pela tranquilidade dos municípios do interior, por exemplo.

Liberdade para fazer viagens

Ao trabalhar remotamente, você terá liberdade para viajar para vários lugares, mesmo quando não estiver de férias.

Se der vontade de visitar um amigo ou familiar que mora em outra cidade, por exemplo, pode ir passar uns dias na casa dele e trabalhar lá mesmo.

Caso queira passar uns dias na praia, pode alugar um apartamento por temporada e ir passar uns dias no litoral. Assim, após o expediente, fica livre para curtir como quiser.

Economia de tempo

Quando as pessoas trabalham em empresas que ficam longe do local onde moram, precisam perder muito tempo com deslocamento. Às vezes, são horas de trânsito para chegar até o escritório.

O  trabalho remoto permite que você faça as suas atividades profissionais em casa ou em um coworking perto da sua residência, por exemplo. Assim, terá mais tempo para fazer uma pós-graduação, praticar atividades físicas, fazer atividades de lazer etc.

Saiba quais são os principais desafios do trabalho remoto e como superá-los

As vantagens do trabalho remoto são inúmeras, mas a modalidade também traz alguns desafios que precisam ser enfrentados. Confira, a seguir!

Lidar com barulhos indesejados

Os barulhos indesejados são um grande desafio para os trabalhadores remotos. Se você mora com a sua família, pode ser que precise pedir a colaboração deles em alguns momentos.

Uma boa alternativa para isso é ter um espaço da sua casa exclusivo para o home office. Além de confortável, esse ambiente precisa ser mais isolado, evitando que os ruídos externos o atrapalhem.

Em coworkings e cafeterias esse também é um problema. Como os espaços são coletivos, outras pessoas podem conversar e você se incomodar com a “falação”. Para contornar esse tipo de situação, você pode conversar com o administrador do espaço e verificar a possibilidade de uma cabine individual.

Dificuldade de desconectar

Por não terem uma referência física de escritório, muitas pessoas alegam ter dificuldade de desconectar do trabalho. Sendo assim, não param de trabalhar nunca e respondem e-mails e mensagens de cunho profissional fora do horário de expediente.

Para evitar que isso aconteça, uma boa prática é conversar com os seus líderes e buscar soluções, como o uso de um celular corporativo. Assim, você não mistura os seus contatos pessoais com os profissionais. Ao final do expediente, é só desligar o dispositivo voltado para o trabalho.

Sensação de solidão

Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) e divulgada no jornal Folha de Pernambuco apontou que muitos trabalhadores remotos sentem solidão. Por conta disso, 40,5% dos entrevistados alegam já terem tido sintomas de depressão e 34,9% de ansiedade. Ainda, 37,3% dos trabalhadores remotos alegam estarem mais estressados desde que migraram para esse modelo de trabalho.

Você pode reverter essa situação trabalhando em coworkings em alguns dias da semana, participando de eventos presenciais, entrando em grupos de estudos ou clubes de leitura etc. Dessa forma, você deixa de se sentir tão solitário e começa a se envolver mais em atividades com outras pessoas.

Compreendidas as diferenças entre trabalho remoto e home office? Agora você já sabe mais sobre as modalidades, seus benefícios e desafios.

Aproveite e também baixe o nosso planejador de carreira! Ele é ideal para quem precisa de uma ajudinha para conquistar os sonhos.