Você é formado em Psicologia e está procurando uma especialização, mas ainda não encontrou nada que te atraia muito? Bom, quem sabe você chegou ao lugar certo?

A Unileão oferece a pós-graduação lato sensu em Teoria Psicanalítica, própria para aqueles que desejam se aprofundar na prática da Psicanálise no atendimento e entender os principais desafios da área.

Mas antes de saber mais sobre o curso, veja a seguir o significado desse conceito.

O que é Teoria Psicanalítica?

Criada por Sigmund Freud, a Teoria Psicanalítica afirma que a mente humana se manifesta pela dicotomia entre os desejos sexuais naturais humanos e as normas sociais impostas que impedem o ser humano de realizar esses desejos.

A teoria também prega que os processos psíquicos que ocorrem em nossa mente são geralmente inconscientes. Além disso, a nossa consciência corresponde apenas a uma fração de nossa vida psíquica. 

Isso porque os processos psíquicos inconscientes vêm de nossas tendências sexuais, segundo essa corrente.

Como é a especialização em Teoria Psicanalítica da Unileão?

O curso vem com a proposta de aprofundar os conhecimentos e habilidades sobre a psicanálise. Também foi pensado para desenvolver competências profissionais no uso de técnicas psicanalíticas com pacientes que estejam em estado de vulnerabilidade psíquica.

Com foco nas teorias de Freud e Lacan, o propósito da especialização é desenvolver o aluno em suas habilidades de investigação em Psicanálise. Sem perder de vista a promoção de uma postura ética, crítica e reflexiva diante da realidade da prática clínica. 

Com duração de 19 meses e carga horária de 360 horas, a especialização em Teoria Psicanalítica da Unileão capacita o aluno a se aprofundar na análise da mente humana.

As aulas são ministradas mensalmente das 8h às 12h e das 13h às 17h, e nos domingos, das 8h às 12h, no campus Saúde da Unileão.

Quais disciplinas são oferecidas na especialização de Teoria Psicanalítica?

Divididas em três grupos, priorizando a história da psicanálise e demandas específicas dos pacientes, seguem as disciplinas do curso e mais detalhes sobre algumas delas:

Grupo – I: Unidades Curriculares de Base

  • História da Psicanálise
  • Epistemologia da Psicanálise
  • Metapsicologia Freudiana I
  • Metapsicologia Freudiana II
  • Teoria Lacaniana I
  • Teoria Lacaniana II

Grupo – II: Unidades Curriculares Específicas

  • Sujeitos, Sofrimento e Demandas Específicas
  • Psicopatologia Psicanalítica I (freudiana)
  • Psicopatologia Psicanalítica II (lacaniana)
  • Psicanálise com Crianças
  • Psicanálise e Adolescência
  • Psicanálise, Subjetivação e Cultura
  • Psicanálise e Saúde coletiva

Grupo – III: Unidades Curriculares Específicas

  • Áreas de Atuação e Demandas Contemporâneas
  • Psicanálise, Educação e Interdisciplinaridade
  • Didática do Ensino Superior (A Transmissão em Psicanálise)
  • Seminários Avançados em Psicanálise e Contemporaneidade I
  • Seminários Avançados em Psicanálise e Contemporaneidade II
  • Seminário de casos Clínicos  I
  • Seminário de casos Clínicos  II

Agora, saiba mais sobre algumas dessas disciplinas.

Teoria Lacaniana I e II

A Teoria Lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem e pelo inconsciente, de modo que sem a linguagem o inconsciente da pessoa é vazio. 

O nome da matéria vem de Jacques Lacan, célebre psicanalista francês e uma de suas principais afirmações é que o indivíduo se constitui por meio do relacionamento com o outro.

Psicanálise com crianças

Ao estudar Psicanálise em crianças, apresenta-se a Teoria Freudiana na qual são mostradas informações a respeito da consideração da criança enquanto sujeito com desejo.

Com a aplicação da teoria de Freud, são mostradas as principais fases do desenvolvimento psicossexual infantil, a saber:

  • fase oral;
  • fase anal;
  • fase fálica;
  • fase da latência;
  • fase genital. 

Psicanálise e saúde coletiva

Nesta disciplina, estuda-se a aplicação da Psicanálise ao contexto da saúde geral. É possível discutir diversos fenômenos como a consideração do social e do indivíduo, o protagonismo dos sujeitos coletivos e o papel social das pessoas concretas.

No caso da matéria, o foco é pensar no papel do sujeito no processo saúde/doença/intervenção. E, na sequência, discutir quem seria esse sujeito em questão, tanto em ambiente clínico quanto coletivo.

Seminário de casos clínicos

Nesta disciplina, dividida em dois módulos, a proposta é inverter a perspectiva entre supervisor e supervisionado. Nesse caso, o último deve apresentar um estudo de caso para todos.

O intuito é trazer um diálogo sobre a experiência clínica do profissional por meio da narração de seu caso. Porém, não é um estudo de caso comum e, sim, uma espécie de estudo da clínica do analista.

O objetivo não é enfatizar o caso clínico, mas problematizar a clínica de cada analista, de modo a entender os seus desafios cotidianos, prioridades, preocupações e outras questões a respeito de seu trabalho.

Por que fazer a especialização em Teoria Psicanalítica na Unileão?

Bom, se chegou até aqui, é porque sente que podemos te ajudar a ficar mais próximo da sua especialização, não é? Então você está no lugar certo!

A Unileão possui infraestrutura completa para proporcionar a melhor experiência possível de ensino. Além disso, possuímos um corpo docente altamente qualificado. 

Aqui, priorizamos a relação aluno-sociedade, com atendimentos à comunidade de forma gratuita. Ou seja, você vai aplicar na prática aquilo que estiver aprendendo em sala de aula.

Outro diferencial de nossa instituição é que priorizamos a pesquisa científica, com ações voltadas à propagação do conhecimento produzido na universidade. 

Sem contar que contamos com a grade curricular atualizada e priorizamos o espírito empreendedor de nossos alunos. Incentivamos os nossos estudantes a terem pensamento aberto para o mercado com a possibilidade de empreender, caso queiram. 

Por fim, mas não menos importante, a Unileão tem tradição de 20 anos na Região Cariri. Já formamos mais de oito mil profissionais com um ensino pra lá de inovador e temos a marca de 40 mil atendimentos gratuitos por ano em diversas especialidades em nossas clínicas-escola, sempre com muita excelência. 

Tem interesse em conhecer mais sobre a nossa pós-graduação em Teoria Psicanalítica? Então acesse a página do curso e veja mais informações. Quem sabe já faz a sua inscrição?